Estudo 037 - "Squash" Visual


1 - Identifique as partes conflitantes  do Explorador. Conflitos comuns são: lógica X emoção; ra-cional X intuitivo; crenças da infâncençãs atuais; passado X futuro etc. Calibre a fisio-logia de cada parte do conflito, com atenção especial para a assimetria de movimentos e gestos. 






2- Coloque uma parte em cada mão (se houve assimetria, use o mesmo lado expresso pela parte). Represente as partes em todos os sistemas representacionais. Por exemplo, pode dizer: "Coloque a parte de você que acredita/faz "X" em uma das mãos. Que imagem, que voz e que sensação você associa com esta parte?" Se falta um sistema representacional, peça para o Explorador acrescentá-lo: "Se tivesse um som, como seria?" 






3- O Guia ajuda o Explorador a se associar na posição perceptual de cada parte e pede que cada uma olhe para a outra e descreva o que observa. É comum haver desconfiança entre as partes, uma não gostando da outra. 






4- Descubra a intenção positiva e o objetivo de cada uma das partes. Certifique-se de que cada parte tenha reconhecido e aceitado a intenção positiva da outra. Deixe claro que o conflito está interferindo com a realização do objetivo de cada uma. 






5- Agora, o Explorador se associa em cada parte de novo, desta vez percebendo e descrevendo os recursos que a outra tem e que ajudariam na realização da sua própria intenção positiva. 






6- Obtenha um acordo entre as duas partes para combinar os seus recursos de modo que possam atingir melhor os seus objetivos. Normalmente, a razão da desconfiança entre elas resulta da polarização de recursos em conjunto com a polarização das partes; isto é, o recurso do outro parece estranho e fora de controle. 






7- O Guia pede para o Explorador juntar as duas mãos, para obter, em todos os sistemas representacionais, uma nova representação da integração dos recursos de ambas as partes. O Guia pede para o Explorador trazer a integração para dentro de si, colocando as palmas das mãos no peito. 






8- Lembre que uma integração não é contrato nem concessão. Se houve êxito, não existirão mais duas partes separadas; o resultado é uma pessoa integra. 






9- Ponte ao futuro.