Estudo 004 - Sistemas Representacionais


Quando pensamos, "re-presentamos" a informação para nós mesmos, internamente. A PNL denomina nossos sentidos de Sistemas Representacionais. Usamos nossos Sistemas Representacionais o tempo todo, mas tendemos a usar alguns mais do que outros. Por exemplo, muitas pessoas usam o sistema auditivo para conversar consigo mesmo, essa é uma maneira de pensar.


O sistema cinestésico é feito de sensação de equilíbrio, de toque e de nossas emoções.


O sistema visual é usado para nossas imagens internas, visualização, "sonhar acordado" e imaginação.


O sistema auditivo é usado para ouvir música internamente, falar consigo mesmo e ouvir as vozes de outras pessoas.


Sistema Representacional Preferencial
Tendemos a ter preferências em nossos sistemas representacionais. Com uma preferência visual você pode ter interesse em desenhar, docorar interiores, moda, artes visuais, tv e filmes.


Com uma preferência auditiva, pode ter interesse em línguas, escrever, música, treinamentos e discursos.


Com a preferência cinestésica, você pode ter interesse em esportes, ginástica e atletismo.


A linguagem que usamos dá pistas para a nossa maneira de pensar. Em PNL palavras sensoriais são conhecidas como predicados. Usar palavras do sistema representacional principal do cliente é uma maneira eficiente de construir rapport, apresentando a informação da maneira que a cliente naturalmente pensa sobre ela, não sendo necessário que ele a traduza para a sua própria forma de pensar.


Experiênciamos o mundo, colhemos e juntamos informações usando nossos cinco sentidos:


V
A
C
O
G
Visual
Auditivo
Cinestésico
Olfativo
Gustativo
Ver, reparar
Ouvir, escutar
Sentir, tocar
Cheirar,
Gosto



O sistema representacional que usamos é visível através da nossa linguagem corporal. Ela se manifesta em:
Postura
Padrão respiratório
Tom de voz
Movimentos oculares

Sistema Representacional Orientador ou Condutor
A forma como a pessoa elabora o pensamento.

O Sistema Orientador pode ser o mesmo que o Sistema Representacional Preferido ou Preferencial, embora nem sempre o seja, e o usamos para buscar informações na memória.

Podemos descobrir o sistema orientador de uma pessoa observando seus movimentos oculares. Por exemplo, se você pergunta para alguém sobre suas férias, ele poderá fazer um rápido acesso visual para acessar a memória (assim seu sistema orientador é visual) e então falar sobre o tempo agradável que passou usando predicados cinestésicos (mostrando que o seu sistema preferido é o cinestésico).

Atenção
Evite descrever alguém como "auditivo" ou "visual" ou "cinestésico" baseando no seu Sistema Representacional Preferencial. Os Sistemas Representacionais não são identidades, apenas preferências e capacidades.