Estudo 009 - Calibração

Estados diferentes são constituídos de padrões diferentes de fisiologia, comportamento e processos cognitivos. Nos exercícios e técnicas da PNL, a pessoa vai relatar a sua experiência conforme a sua consciência do momento. No entanto, muita informação se expressa inconscientemente através da linguagem não-verbal. Na calibração você associa indicações comportamentais e fisiológicas com respostas internas cognitivas e emocionais. É importante focalizar-se nas diferenças entre os estados, isto é, fazer uma análise constrastante.


Faça o seguinte exercício em grupos de três. O Explorador vai ser "calibrado" pelo Guia, que vai conferir com o Observador para ter uma "dupla descrição" dos dois estados. Anote as diferenças somente após ter visto os dois estados.


1) Peça ao Explorador que pense num conceito que ele conhece e compreende.


2)Observe minuciosamente a fisiologia do Explorador, os movimentos oculares, expressões faciais, gestos, etc. (Anote os resultados na coluna "Compreensão").


3)Agora peça ao Explorador que  pense em algo que ele não conhece e não compreende, isto é, algo que confunde. Observe, de novo, as indicações.


4)Perceba e anote as diferenças de detalhes importantes nos padrões fisiológicos (análise contrastante).


5)Peça ao Explorador que escolha mentalmente um dos dois estados "Compreensão" ou "Confusão", e que pense nele.


6)Observe cuidadosamente o Explorador. Deve-se ver as indicações associadas com um dos dois estados. Advinhe que estado o Explorador escolheu a ele lhe dirá se acertou ou não.


7)Agora, peça ao Explorador que pense em mais conceitos que ele acha confuso ou que compreende. O Guia advinha em que categoria vai o conceito e o Explorador diz se acertou ou não.


8)Depois, o Guia explica um conceito para o Explorador e determina se ele compreendeu ou ficou confuso de acordo com as observações dos padrões de comportamento e fisiologia. Veja se consegue determinar o momento em que a compreensão ocorre.