Estudo 013 - Elementos Durante os Exercícios

Elementos para usar durante os exercícios




"BACKTRACKING"
Fazer resumo daquilo que o Explorador diz, usando palavras chaves, nos mesmos sistemas representacionais e na sequencia usada pelo Explorador, com a mesma linguagem não-verbal e a mesma entonação da voz.




METAPOSIÇÃO
A Metaposição é utilizada quando se quer uma descrição de um observador. Ela pode ser empregada no início de um exercício, como uma "base" neutra para escolher experiências a serem revividas, ou durante um exercício para avaliar informações de uma perspectiva mais "segura", caso fique difícil permanecer num estado evocado. Ela é usada ainda para comparar diferenças e semelhanças ente estados. Outro uso é para dar "feedback" de como foi a experiência de explorar, guiar ou observar durante um exercício. Por exemplo, Fulano descreve a experiência dele mesmo: "Fulano achou que o Guia Beltrano não deu tempo suficiente para entrar na experiência"; ou o Guia Beltrano pode comentar: "Beltrano teve dificuldade em perceber os movimentos oculares do Explorador Fulano".






ASSOCIADO
Vivenciar uma experiência, percebendo como é estar dentro dela, vendo através dos seus olhos, ouvindo e sentindo "na pele" tudo que faz parte da experiência.




DESASSOCIADO
Observar uma experiência sua, vendo-se e ouvindo-se de fora, como se fosse um filme.