Você ==> Seu estado e suas habilidades
Você é a parte mais importante em qualquer intervenção de PNL. Você traz as suas próprias qualidades para tudo que faz. Seu estado de recursos e sua congruência têm grande influência no quão bem-sucedido você é. As ferramentas da PNL dependem da sua habilidade e congruência. Congruência é o estado de estar em rapport consigo mesmo: quando suas metas, crenças e valores estão alinhados com suas ações e palavras, você "faz o que fala".
As Pressuposições ==> Os princípios da PNL
As pressuposições da PNL são princípios-guia, aquelas idéias ou crenças que são pressupostas, isto é, aceitas e postas em prática.
Rapport ==> Qualidade do relacionamento
Rapport é a qualidade do relacionamento que resulta em confiança mútua e receptividade. Você obtém rapport ao encontrar as outras pessoas no modelo de mundo delas. É essencial para uma boa comunicação. Se você faz rapport, os outros se sentirão reconhecidos e imediatamente serão mais receptivos. Pode ser construído em vários níveis: ambiente, comportamento, capacidade, crenças, valores e identidade, sendo mais forte nos níveis de crenças, valores e identidade.
Objetivo ==> Saber o que você quer
Todas as nossas ações têm um propósito. A menos que você saiba qual é ele, é difícil ser bem-sucedido. Um objetivo é o que você quer, uma tarefa é o que você faz para alcançá-lo. Uma habilidade básica da PNL é saber o que você quer e ser capaz de trazer à tona, nos outros, o que eles querem. Sempre conseguimos resultados, mas são os que queremos? O pensar sobre objetivo tem três elementos básicos:
.............................. Sua situação atual ==> Onde você está agora.
...................... Sua situação desejada ==> Onde você quer chegar.
..................................... Seus recursos ==> Como você se moverá de um para outro.
Objetivos organizacionais estão, freqüentemente, expressos como declaração de missão ou visão.
Acuidade Sensorial ==> Como você saberá que está conseguindo o que quer?
Acuidade sensorial é usar bem seus sentidos. Ver, ouvir e sentir o que está acontecendo verda-deiramente são as únicas formas de se conseguir feedback, isto é, como saber se os resultados que você está alcançando estão na direção da sua meta.
A PNL valoriza a curiosidade sobre os outros e sobre si mesmo. Você tem apenas os seus sentidos para o seu mundo "fazer sentido".
Nos negócios o equivalente à acuidade sensorial é um sistema de feedback bem elaborado que mede, precisa e corretamente, o que é necessário para atingir as metas organizacionais.
Flexibilidade ==> Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa
Quando você sabe o que quer e sabe o que está conseguindo, quanto mais estratégias tiver, melhor. Quanto mais escolhas tiver no seu estado emocional, no seu estilo de comunicação e nas suas perspectivas, mais chances de sucesso você tem.
A PNL encoraja escolhas direcionadas pelo propósito num relacionamento de rapport e atenção consciente.