Estudo 017 - Meta Esperta


Características que toda meta deve ter para que seja produtiva....




ESPERTA... Você precisa especificar exatamente o que quer no tempo presente, em uma linguagem que use imagens, sons e sensações, para ativar padrões neurológicos que gerem novos resultados. A sua meta precisa ser iniciada por você e depender de você somente.


O que você quer? Em que contextos? Onde? Quando? Com quem?
O que, especificamente, você vai ser? Sentir? Ouvir? Estar fazendo?




SISTÊMICA... Você deve considerar o efeito que a realização da sua meta terá em nível sistêmico, isto é, como vai combinar com as suas outras metas, como vai afetar outras áreas de sua vida, a sua família, o seu ambiente de trabalho, etc.


Como a realização da meta vai afetar a sua vida? O que você vai ganhar? Perder? Ela é congruente com seus valores?




POSITIVA... A sua meta precisa ser elaborada em termos positivos. Uma meta negativa, do tipo "Eu não quero comer demais", cria um ensaio mental desse comportamento. Também se inclui nesta categoria: "Eu quero parar de...", "Eu quero viver sem...".


A minha meta gera imagens daquilo que eu quero ao invés daquilo que não quero?




EVIDÊNCIA... Você precisa ter uma evidência de que conseguiu a sua meta e precisa ter "feedback" durante o processo para se autocorrigir.


Como vou saber que estou conseguindo me aproximar da minha meta? Que evidência vou usar?




RECURSOS... Você precisa identificar que recursos já tem e que recursos precisa para levá-lo do estado atual para o estado desejado.


Que capacidades e recursos eu já tenho para me ajudar a conseguir a minha meta? Que outros mais eu preciso?




TAMANHO... A sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. A meta grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente.


O que me impede de alcançar o objetivo? Que efeito positivo a realização desta meta vai gerar na minha vida?




ALTERNATIVAS... A sua meta precisa ter opções no plano de ação. Uma opção é limitada; duas cria um dilema e, três, permite escolha.


Qual é o seu plano de ação? Como você vai lidar com dificuldades ou desafios?