Estudo 034 - Exercício do Metamodelo

VI - VERBO INESPECíFICO ..................................... LM - LEITURA MENTAL
EP - EXECUÇÃO PERDIDA ..................................... N - NOMINALIZAÇÂO
QU - QUANTIFICADOR UNIVERSAL ...................... CE- CAUSA/EFEITO
FIR - FALTA DE ÍNDICE REFERENCIAL ................... OPN - OPERADOR MODAL DE NECESSIDADE
OS - OMISSÃO SIMPLES ....................................... OPP - OPERADOR MODAL DE POSSIBILIDADE

A seguir, estão seis grupos de três frases. Cada frase contém um ou mais padrões do Metamodelo.

Para cada grupo:
Use o código acima para identificar todos os padrões do Metamodelo em cada frase, escrevendo-o acima da palavra ou das palavras.

Escreva a pergunta do Metamodelo que você usaria para desafiar cada frase. Identifique o padrão do Metamodelo comum a todas as três frases e escreva-o no espaço "Padrão do Metamodelo em Comum".

Construa duas frases suas exemplificando o padrão em comum.


GRUPO 1
1 - A comunicação é uma parte essencial da existência.
Pergunta:

2 - É errado mentir sob quaisquer circunstâncias.
Pergunta:

3 - Criança boa é para se ver e não ouvir.
Pergunta:


Padrão de Metamodelo em Comum:

Suas frases:



GRUPO 2
1 - Eles não têm meios para se sustentar.
Pergunta:

2 - Algumas pessoas são excelentes comunicadoras.
Pergunta:

3 - Alguém me disse que eles terminaram.
Pergunta:


Padrão de Metamodelo em Comum:

Suas frases:



GRUPO 3
1 - É necessário para todo mundo determinar explicitamente as metas.
Pergunta:

2 - Eu tenho que cuidar dos meus pais.
Pergunta:

3 - Você precisa pensar bastante antes de responder à pergunta.
Pergunta:

Padrão de Metamodelo em Comum:

Suas frases:



GRUPO 4 
1 - Meu novo relacionamento está melhorando.
Pergunta:

2 - Tenho toda a liberdade de que preciso.
Pergunta:

3 A sua comunicação não está clara.
Pergunta:

Padrão de Metamodelo em Comum:

Suas frases:



GRUPO 5
1 - As coisas sempre demoram mais do que o esperado.
Pergunta:

2 Ninguém presta atenção à estrutura da linguagem.
Pergunta:

3 Eles nunca me incluem nas reuniões.
Pergunta:

Padrão de Metamodelo em Comum:

Suas frases:


GRUPO 6
1 - Ela está mandando em mim.
Pergunta:

2 -: Eles não compreendem meus sentimentos.
Pergunta:

3 - Estou tentando fazer o melhor possível.
Pergunta:

Padrão de Metamodelo em Comum:

Suas frases: