EXPLORADOR
1)Ter acesso às experiências e fazer as atividades de acordo com as instruções do Guia, desde que sejam adequadas e ecológicas.
2)Vivenciar as experiências, associando-se a elas, sejam recordadas ou imaginadas, "fazendo de conta" que estivessem ocorrendo no aqui e agora ("como se").
3)Tomar consciência da sua própria experiência subjetiva e do seu comportamento.
4)Desassociar-se das experiências de referência e compartilhar o que foi experienciado, como se fosse um observador do processo.
5)Dar retorno para o Guia sobre:
A)Os seus estados ou sua experiência
B)Sua percepção subjetiva do progresso em relação à tarefa definida e
C)Sua experiência subjetiva do efeito que as ações do Guia tiveram nas suas mudanças comportamentais ou no seu estado interno
GUIA
1)Estabelecer e manter "rapport" com o Explorador durante o exercício ou atividade.
2)Evocar experiências e respostas no Explorador através de interação verbal e não-verbal.
3)Ajudar o Explorador a associar-se ou desassociar-se das experiências de referência.
4)Observar e calibrar as pistas verbais e não-verbais do Explorador.
5)Ser um "ouvinte ativo", fazendo backtracking para obter "feedback" e uma verificação da percepção da experiência subjetiva do Explorador. Anotar as respostas do Explorador, quando necessário.
6)Fazer uma revisão dos elementos-chaves dos comportamentos e comunicações do Explorador, relatando-lhe o ocorrido durante o exercício.
OBSERVADOR
1)Observar e ouvir as pistas verbais e não-verbais do Explorador durante o exercício ou atividade.
2)Relatar observações importantes sobre os comportamentos e relatos do Explorador em determinados momentos durante o exercício ou atividade.
3)Comparar as observações com as do Guia para criar uma "dupla-descrição".
4)Registrar, se necessário, as suas observações em anotações, listas, gráficos, tabelas, etc.
5)Estar disponível ao Guia ou ao Explorador, durante o exercício ou atividade, para ajudar, dar "feedback" ou fazer observações, quando for solicitado.