Estudo 036 - Resolução de Partes Conflitantes



1 - Identifique claramente e separe as partes. Elas parecerao estar fazendo exigencias confli-tantes. Por exemplo, uma parte pode querer liberdade e lazer e, a outra, a seguranca de uma fonte de renda estavel. Ou uma parte pode se preocupar muito corn dinheiro enquanto, a ou-tra, gosta de gastar a vontade. Uma parte pode se preocupar muito corn agradar outras pes-soas e, a outra, se ressente das exigencias impostas por alas. Cada parte julgara, negativa-mente, a outra. Algumas partes foram construidas a partir dos valores dos pais e podem n5o conviver facilmente corn partes a partir de sua propria experiencia de vida. Toda parte tern algo de valor para oferecer. 




2 - Obtenha uma descricao completa de cada parte. Caso tenha duas partes, cada uma pode ficar em uma m5o, ou podem ficar sentadas ao seu lado, em cadeiras vazias. Faca uma re-presentacao da parte em todos os sistemas representacionais, incluindo submodalidades im-portantes. Como é a aparencia da parte? Como é a sensacao? Que som ela tern? Existe uma frase que caracterize a parte? Faca corn que cada parte avalie a sua linha de tempo, no pre-sente e no futuro, para se identificarem e definirem a histOria pessoal e a sua direcao. 




3 - Descubra a intencao positiva de cada parte (o que isso traz de born para voce?). Aprecie o fato de cada uma ter uma intencao positiva. Suba niveis de intencao conforme necessario ate que ambas as partes consigam concordar COM urn objetivo em comum. Geralmente as duas concordam que querem o bem-estar global. Se estao gravemente em oposicao, pode acontecer que somente consigam concordar corn a sobrevivencia da pessoa. Comece a negociar como se estivesse lidando corn gente mesmo. 




4 - Descubra que recursos cada parte tern que ajudaria a outra a realizar seus pr6prios objetivos. Que concessOes podem ser feitas? Como poderiam colaborar? Cada parte precisa do que da outra para ficar satisfeita? Tornar-se-6 claro que o conflito, na verdade, esta impedindo a realizacao dos objetivos desejados por cada uma. Pega para cada parte dar urn sinal quando precisar de algo, por exemplo, tempo, permissao, atencao ou apreciacao. 




5 - Pergunte se as duas partes concordam em integrar-se para solucionar os problemas em co-mum. Nao e necessario que se juntem. Pode ate ser melhor que mantenham-se separadas, de alguma forma. Porem, se querem integrar-se, juntem as duas fisicamente, integrando-as no seu corpo, de uma maneira adequada para voce. Se estavam nas suas maos, pode fazer urn "squash" juntando e segurando as duas maos juntas. Crie, entao, a nova imagem, o novo som e a nova sensacao da nova parte integrada, assimilando-a somente na velocidade ade-quada para voce. De a si mesmo urn tempo para ficar em silencio e apreciar a mudanga. Esta nova parte pode rever a sua linha de tempo, ressignificando acontecimentos e experiencias do passado, a luz do novo conhecimento e compreensao. 






Observacao: Durante a negociacao, outras partes podem surgir. Quanto mais profundo o conflito, mais probabilidades de que isto acontega. Talvez seja necessario incluir na negociacao todas as partes envolvidas.