Estudo 032 - Os Dez Auxiliares Linguísticos



A linguagem dirige nossos Pensamentos para direções específicas e, de alguma maneira, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para nos comunicarmos melhor. Cuidado com as palavras. Elas são poderosas: sugerem, pressupõem e insinuam significados. 




A seguir estão algumas palavras e expressões a que devemos estar atentas quando falamos porque elas podem nos atrapalhar: 




01 - Cuidado com a palavra NÃO, a frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não"... (não vem nada à mente). Agora vou lhe pedir "não pense na cor vermelha", eu pedi para você não pensar no vermelho e você pensou. Procure fa'ar no positivo, o que você quer e não o que você não quer. 




02 - Cuidado com a palavra MAS que nega tudo que vem antes. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas...' Substitua MAS por E quando indicado. 




03 - Cuidado com a palavra TENTAR que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Tenho grande chance de não ir, pois, vou "tentar". Evite "tentar'', FAÇA




04 - Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU




05 - Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO que dão a idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO, ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai poder ou conseguir. 




06 - Fale dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilizando o tempo do verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo: "eu tinha dificuldade de fazer isso". 




07 - Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo do verbo no presente. Por exemplo, em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo". 




08 - Substitua SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro eu vou viajar", fale "quando eu conseguir ganhar dinheiro eu vou viajar". "Quando" pressupõe que você está decidido. 




09 - Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar, "eu espero aprender isso", fale: eu sei que eu vou aprender isso". "ESPERAR" suscita dúvidas e enfraquece a lin-guagem. 




10 - Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer "eu gostaria de agradecer a presença de vocês", diga "eu agradeço a presença de vocês. O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.