Estudo 028 - Intervenções Simples de Submodalidades


1. Mudança de Ponto de Vista Passe de associação para desassociação ou vice-versa. Olhe de cima, ou de longe no espaço, de uma posição do chão, do ponto de vista de outra pessoa (para conseguir o que se chama de "mudança de índice referencial"), ou entre duas pessoas; veja o filme de cabeça para baixo etc. 




2. Variação de outras Submodalidades Experimente variar, para mais e para menos, distinções de Submodalidades que não foram experi-mentadas anteriormente (cor, movimento, profundidade etc). 




3. Integração de âncoras Use uma "âncora" de submodalidades para acrescentar uma representação incongruente (ou de recursos, de motivação etc) à motivação existente. 
Exemplo: passe um filme de uma lembrança desagradável e toque um fundo musical de circo, ou faça uma imagem "florescer" dentro de outra e se tomar parte dela. Coloque uma imagem de desapontamento dentro de uma moldura de luz Neon (acesa). 




4. Estilhaçar Antes de estilhaçar uma lembrança chame a atenção para a ecologia. Antes de começar, retire as informações úteis que deseja guardar e faça uma verificação ecológica de todos os sistemas. É o que acontece quando o vidro de um carro quebra: o vidro quebra em mil pedaços e cai. Usar um caleidoscópio também é uma maneira de estilhaçar uma imagem. Experimente com qualquer ima-gem que você queira eliminar (por exemplo, um pesadelo). Repita cinco vezes, para torná-lo per-manente.