Estudo 010 Rapport


O "rapport" é uma harmonia na comunicação, permitindo que você encontre a outra pessoa no modelo que ela tem do mundo. Quando estabelecido, é uma dança na qual as duas pessoas espelham seu comportamento verbal e não-verbal.


Para obter o "rapport" você pode espelhar qualquer parte do comportamento da outra pessoa, ajustando seu comportamento verbal e não-verbal para se mover junto com ela, fazendo tudo isso com discrição, elegância e sutileza, para não penetrar na consciência da outra pessoa. O "rapport" permite que você crie uma ponte até o outro, estabelecendo contato e maior nível de compreensão.




COMPORTAMENTOS QUE VOCÊ PODE ESPELHAR



Respiração................... Ajuste a sua respiração para o mesmo ritmo da respiração da outra pessoa

Postura Corporal.......... Ajuste o seu corpo para combinar coma postura do corpo do outro ou parte do corpo do outro.
Movimentos Corporais. Espelhe qualquer movimento do corpo que seja constante ou característico. Pode imitar gestos com elegância e sutileza. Também pode igualar a inclinação, orientação ou os balanços do corpo do outro.
Expressões Faciais...... Levantar sobrancelhas, apertar lábios, enrugar o nariz, etc.
Qualidades Vocais....... Tais como tonalidade, volume, ritmo, velocidade, inflexão, hesitação, pontuação, etc.
Palavras Processuais... Detecte os predicados utilizados pela outra pessoa, e use-os na sua própria linguagem.
Fala.............................. Utilize, com discrição, frases repetitivas ou expressões usadas pela outra pessoa, igualando-se ao estilo da falar do outro.
Espelhamento Cruzado. Use um aspecto do seu comportamento para espelhar um aspecto diferente do comportamento do outro. Por exemplo: balançar suavemente uma parte do seu corpo no mesmo ritmo da respiração do outro.





Quando você tiver estabelecido um bom "rapport", poderá, então, começar a mudar o seu comportamento, sendo muito provável que o outro o siga. Você pode conduzir a pessoa em outra direção.


O Acompanhamento e a Condução pressupõem uma intenção positiva. Este processo é a maneira eficaz de se aproximar de um resultado em comum. Ele exige que se preste bastante atenção ao outro e que se seja flexível o suficiente no comportamento para responder ao que se vê, ouve e sente do outro. A grande regra é: ACOMPANHE, ACOMPANHE, ACOMPANHE... E CONDUZA.