Estudo 042 - Um Modelo para Terapia com PNL


A vantagem do mapa 
Os Practitioners bem sucedidos em PNL têm mais do que um conjunto de técnicas. Consciente ou inconscientemente, eles desenvolveram um mapa do processo de mudanças, que os habilita a identificar onde estão com um determinado cliente, que elementos podem ter sido esquecidos numa sessão difícil e quais serão os próximos passos. No início é bom ter um mapa consciente do território para usar até que as habilidades estejam mais integradas em nível inconsciente (Competência inconsciente). 




Passos para uma mudança bem sucedida 
1 - Entrar em um estado de recursos - Usar suas auto-âncoras para colocar-se num estado adequado antes de qualquer interação. 


2 - Estabelecer Rapport - Isto envolve o uso das habilidades de rapport e acuidade sensorial. Verbalmente, isso inclui acompanhar o cliente usando seu sistema representacional, valores e metaprogramas. Isto envolve utilizar os padrões gerais do Modelo Milton para prevenir mal-entendidos. 


3 - Especificar o objetivo (Estado Desejado) - Somente depois do rapport ter sido estabelecido você pode usar o Metamodelo e desafiar as pressuposições para ajudar o cliente a chegar ao objetivo bem formulado. As principais condições de um objetivo bem especificado são: 
.......... Linguagem especifica e sensorial 
.......... Iniciar a ação por si mesmo
.......... Colocar no positivo
.......... Definir o primeiro passo
.......... Ecologia
.......... Ter os recursos identificados
.......... Expandir as escolhas 


4 - Ampliar o modelo de mundo do cliente - Agora que você' sabe para onde está se encami-nhando, você pode explorar o Estado Atual um pouco mais. Como nós sabemos da Física Quântica, qualquer exploração/observação é também uma intervenção. Olhar para o problema coloca o cliente em metaposição a ele e pode levar a resolução, mesmo antes de uma intervenção formal. Neste passo, o Practitioner fará um pré-teste, pedindo ao cliente para vi-venciar o problema, calibrando seu estado para comparar com o resultado mais tarde. Ele também levantará a estratégia do cliente para criar o problema. Neste passo pode-se fazer ressignificação e usar outros padrões de linguagem. 


5 - Conduzir ao Estado Desejado - Técnicas de Ancoragem, Submodalidades, Transferência de estratégias, Trabalho de partes, Trabalho de transe e Metáforas podem estar entre as técni-cas que se tem em mente. A técnica você vai escolher depende: 
.......... a) - do conteúdo do problema: uma fobia clássica sugere a "Cura de Fobia", por exemplo; 
.......... b) - das experiências e modelo de mundo do cliente: Um cliente que diz "Por um lado... e por outro lado..." 9 "Squash Visual"; 
.......... c) - das interferências presentes para se chegar ao Estado Desejado; 


6 - Verificar a mudança - Você sabe que o passo 5 está completo quando você faz o teste de novo e calibra que houve uma grande mudança. Mas você também precisa testar adequa-damente para satisfazer a estratégia de convencimento do cliente e as evidências do resul-tado. 


7 - Finalizar a intervenção - Esta etapa tem dois passos. Primeiro, fazer uma checagem final na ecologia que você viu anteriormente e manteve em mente durante o processo de intervenção no passo 5. Segundo, fazer uma Ponte ao Futuro com a mudança já funcionando na vida real do cliente. 





Um mapa é só um mapa 
O Modelo sugere uma seqüência lógica numa realidade que pode não ser nem lógica nem seqüencial. Existem quatro maneiras pelas quais a sua sessão de PNL poderia parecer bem diferente do mapa: 


a) - O uso real das habilidades é cumulativo e não seqüencial. Uma vez que o Rapport é estabe-lecido, você irá mantê-lo, é claro, durante os outros passos. Uma vez que você tenha come-çado a usar o Metamodelo, você desafiará freqüentemente os seus padrões em estágios posteriores também. 


b) - O processo real da terapia pode terminar com sucesso no passo 2, 3 ou 4. Simplesmente trazer à tona a estratégia do problema pode resolvê-lo. Às vezes, a vida é assim - mais fácil do que esperamos. 


c) - Você pode circular através do Modelo várias vezes se necessário. 


d) - É possível que ocasionalmente você pule alguns passos, ou os passos aparentemente troquem de ordem. Nenhuma generalização é sempre totalmente verdadeira (inclusive esta). 






Uma vez que você conheça uma cidade, você não carrega um mapa toda vez que você sai de casa. Mas, certamente, um mapa ajuda os recém chegados e todo mundo sabe como é bom ter uma mapa no porta-luvas quando desvios inesperados aparecem.