Estudo 035 - Ressignificação em Seis Passos


1 - Identifique o comportamento problemático (Comportamento "X"). 


"Que comportamento você quer mudar? Chame-o de Comportamento 'X'". 






2 - Estabeleça comunicação com a parte responsável pelo comportamento. 


"Interiorize-se,entre em contato e pergunte à parte que cria este comportamento: - Por favor, me dê um sinal se você está disposta a comunicar-se comigo". 






3 - Pergunte a esta parte o que ela pretende com este tipo de comportamento. Separe a intenção positiva da parte do seu comportamento. 


"Interiorize-se e agradeça à parte por ter se comunicado com você e pergunte: - O quê de positivo você está tentando fazer por mim com este comportamento?" 






4 - Ache mais três opções que satisfaçam a intenção positiva da parte, mas que não tenham as implicações negativas do comportamento 'X'." 


"Encontre sua parte criativa e conversando com ela peça que ela gere pelo menos três outras maneiras de satisfazer a intenção positiva do Comportamento "X". 






5 - Faça com que a parte que cria o Comportamento "X" concorde em implementar as novas opções. Se algumas não forem aceitas, volte ao passo 4 e modifique ou acrescente mais opções. 


"Interiorize-se e pergunte à parte que criou o Comportamento "X": - Dê um sinal se você aceita experimentar as novas opções". (Se não houver um sinal, repita o passo 4). 






6 - Verificação Ecológica: Descubra se quaisquer outras partes têm alguma objeção às novas opções. 


"Interiorize-se e pergunte: - Existem outras partes que discordam destas novas escolhas?" (Se tiver, vá para o passo 2 e repita o exercício com esta nova parte).