Estudo 039 - Padrão do Chocolate Godiva



Este padrão pode ser usado para melhorar a motivação para fazer algo que atualmente o Explorador não gosta de fazer, mas que decidiu, de forma congruente, que quer ou precisa. Tome cuidado, avaliando bem a ecologia ao instalar o desejo de ter o novo comportamento. 






1 - Imagem 1: O Explorador cria uma imagem associada de algo que gosta compulsivamente, por exemplo, Chocolate Gocliva (a inspiração foi de Richard Bandler, que achava o chocolate irresistivel). O Guia calibra a resposta não verbal do Explorador ao olhar a Imagem 1. 




2 - Imagem 2: O Explorador cria uma imagem dissociada dele mesmo, fazendo algo que precisa ou que quer fazer. 




3 Verifique aqui a ecologia: se tem alguma parte que é contra o que decidiu fazer. Ressignifique as objeções. Continue somente se conseguir congruência em relação ao novo comportamento desejado. 




4 O Explorador faz uma montagem das duas imagens, colocando a Imagem 2 na frente da Imagem 1. Em seguida, abre um buraquinho no meio da Imagem 2, de modo que veja a Imagem 1 atrás. 




5 O Explorador aumenta o buraco rapidamente, como se fosse o diafragma de uma máquina fotográfica, até que consiga uma reação cinestésica à Imagem 1. 




6 O Explorador diminui rapidamente o buraco, mantendo a sensação ligada à imagem 1, enquanto vê a imagem 2. 




7 O Guia repete este processo o mais rápido que puder, de 3 a 5 vezes. O objetivo do padrão é ligar as sensações da Imagem 1 à Imagem 2. 




8 - Teste: O Guia pergunta: "Como você se sente ao olhar a imagem 2?" e calibra a nova res-posta não verbal do Explorador.