Estudo 027 - Mapeamento Comparativo das Submodalidades


01 - Em meta-posição, identifique um estado limitante e um estado de recursos (ou de comportamento eficaz)


... A - "Pense" num contexto no qual você se sinta limitado ou de alguma forma sem os recursos ou comportamentos que gostaria de ter".
... B - "Agora pense em um momento em que você estava em um estado de recursos que seria particularmente útil neste contexto em que está se sentindo limitado. Determine se os recursos têm as características que você deseja".




02 - Associe-se no estado limitante e faça um levantamento das submodalidades visuais, auditivas e cinestésicas e, em seguida, volte para a metaposição.


Associe-se no estado de recursos (o Guia pode ancorar) e faça um levantamento das submodalidades.


O levantamento das submodalidades pode ser feito de metaposição (de fora) após entrar nos estados (associados), para obter as informações.




03 - De metaposição, identifique as diferenças entre as submodalidades de ambos os estados.


04 - Com a pessoa associada no estado limitante, faça com que ela mude as submodalidades, uma de cada vez. O conteúdo continua o mesmo, mas a maneira de experienciar, através das submodalidades, muda. (O Guia pode disparar a âncora no estado de recursos).


... - "Agora, volte ao contexto do estado limitante, mantendo o mesmo conteúdo. Comece a perceber as suas sensações e, à medida que eu falo, vá alterando as submodalidades desse estado para as submodalidades que descobrimos no seu estado de recursos. Faça a imagem visual crescer... etc."




05 - Teste se a pessoa sente que tem os recursos que precisa agora para este estado que era limitante. Se houver uma indicação verbal ou não-verbal sugerindo que ela ainda não tem os recursos completamente disponíveis, repita a comparação com o estado "quase" de recursos e o estado de recursos para ver que submodalidades ainda são diferentes.


... - "Você se sente com recursos neste estado?"




06 - Faça uma Ponte ao futuro para conectar a nova experiência a um contexto real na sua vida. Verifique a resposta verbal e não-verbal.


... - "Como será a próxima vez que você estiver naquele contexto?"