Quando estamos tentando ensinar e influenciar uma pessoa, o que mais atrapalha é estar pensando (processando a informação) de modo diferente dela. Modificando nosso próprio estilo de pensamento, podemos aumentar nossa habilidade de criar relacionamentos de confiança e influência.
Muito tem sido escrito sobre os vários estilos de pensamento que usamos, que são também conhecidos como “metaprogramas”. Eles funcionam como filtros de percepção da realidade para criar nosso próprio mapa do mundo. Há sempre um grande volume de informações que poderíamos perceber a cada momento, os metaprogramas funcionam como padrões que usamos para determinar que informações perceber.
Podemos notar os metaprogramas das pessoas através da sua linguagem e do seu comportamento. Os metaprogramas são importantes nas áreas de ensino, aprendizagem, motivação, comunicação e tomada de decisão. Os bons comunicadores moldam sua linguagem para combinar com o modelo de mundo da outra pessoa. Quando usamos uma linguagem que esteja de acordo com os metaprogramas do outro, isto facilita o entendimento e a aprendizagem.
ESTILOS-CHAVE DE PENSAMENTO
CATEGORIA DE ESTILOS DE PENSAMENTO | DIMENSÕES | |
Abordagem em relação a metas | Em direção a meta Gosta de pensar sobre a meta e em como chegar lá | Afastando-se do problema Gosta de pensar sobre o problema e como evitá-lo |
Tamanho do enfoque | Grande segmento Pensa em termos da visão geral | Pequeno segmento Seu pensamento tende a ser orientado para detalhes |
Local de controle | Proativo Faz o mundo se encaixar em como ele acha deveria ser – “Tem referência interna” | Reativo Adapta a si mesmo e seus projetos à maneira que o mundo acha que deveria ser. “Tem referência externa” |
Abordagem em relação às tarefas | Opções e Escolhas Procura a melhor maneira de fazer as coisas e gosta de ter opções | Procedimentos Gosta de seguir maneiras testadas e experimentadas de fazer as coisas |
Ponto de vista | Eu – Outros – Observador Olha para as coisas do seu próprio ponto de vista (Eu), do ponto de vista do outro (Outros) ou como um observador. | |
Escolha da informação | Pessoas – Tarefa – Informação – Coisas Escolhe informações em termos do impacto sobre as pessoas, realização da tarefa, qualidade da informação ou em termos de objetos materiais. |