Comunicação e Estilos de Pensamento ou Metaprogramas


Quando estamos tentando ensinar e influenciar uma pessoa, o que mais atrapalha é estar pensando (processando a informação) de modo diferente dela. Modificando nosso próprio estilo de pensamento, podemos aumentar nossa habilidade de criar relacionamentos de confiança e influência.

Muito tem sido escrito sobre os vários estilos de pensamento que usamos, que são também conhecidos como “metaprogramas”. Eles funcionam como filtros de percepção da realidade para criar nosso próprio mapa do mundo. Há sempre um grande volume de informações que poderíamos perceber a cada momento, os metaprogramas funcionam como padrões que usamos para determinar que informações perceber.

Podemos notar os metaprogramas das pessoas através da sua linguagem e do seu comportamento. Os metaprogramas são importantes nas áreas de ensino, aprendizagem, motivação, comunicação e tomada de decisão. Os bons comuni­cadores moldam sua linguagem para combinar com o modelo de mundo da outra pessoa. Quando usamos uma linguagem que esteja de acordo com os metaprogramas do outro, isto facilita o entendi­mento e a aprendizagem.


ESTILOS-CHAVE DE PENSAMENTO

CATEGORIA DE ESTILOS DE PENSAMENTO

DIMENSÕES
Abordagem em relação a metas
Em direção a meta
Gosta de pensar sobre a meta e em como chegar lá
Afastando-se do problema
Gosta de pensar sobre o problema e como evitá-lo
Tamanho do enfoque
Grande segmento
Pensa em termos da visão geral
Pequeno segmento
Seu pensamento tende a ser orientado para detalhes
Local de controle
Proativo
Faz o mundo se encaixar em como ele acha deveria ser – “Tem referência interna”
Reativo
Adapta a si mesmo e seus pro­jetos à maneira que o mundo acha que deveria ser. “Tem refe­rência externa”
Abordagem em relação às tarefas
Opções e Escolhas
Procura a melhor maneira de fazer as coisas e gosta de ter opções
Procedimentos
Gosta de seguir maneiras testadas e experimentadas de fazer as coisas
Ponto de vista
Eu – Outros – Observador
Olha para as coisas do seu próprio ponto de vista (Eu), do ponto de vista do outro (Outros) ou como um observador.
Escolha da informação
Pessoas – Tarefa – Informação – Coisas
Escolhe informações em termos do impacto sobre as pessoas, realização da tarefa, qualidade da informação ou em termos de objetos materiais.