Lição 20 - Sugestões para Melhorar uma Aula

Aula teórica é um dos meios mais tradicionais e ineficazes de ensinar. Por si mesmo, ela não levará à aprendizagem ativa. Para uma aula teórica ser eficaz, o professor deve criar primeiro interesse então, maximizar o entendimento e a retenção, envolver os participantes durante a aula e reforçar o que está sendo apresentado. Existem algumas maneiras de se fazer isso.

Crie interesse

1. Uma estória para começar ou uma imagem visual interessante
Conte uma pequena estória relevante, uma estória de ficção, uma estória em quadrinho, apresente uma imagem ou um gráfico que captem a atenção da audiência.

2. Um problema para dar início
Apresente um problema em torno do qual a aula será estruturada.

3. Uma pergunta prévia
Faça uma pergunta aos participantes (mesmo que eles tenham pouco conhecimento prévio) de modo que fiquem motivados a assistir a sua aula para obter a resposta.

Maximize o entendimento e a retenção
4. Títulos
Reduza os pontos principais da aula a palavras-chave que ajam como subtítulos ou como ajuda para a memória.

5. Exemplos e analogias
Dê idéias ou explanações da vida real durante a aula e, se possível, crie uma comparação entre o seu material e o conhecimento e a experiência que os participantes já tenham.

6. Apoio visual
Use flip-charts, transparências, handouts resumidos e demonstrações que possibilitem aos participantes verem e não só ouvirem o que você está dizendo.

Envolva os participantes durante a aula
7. Desafios momentâneos
Interrompa a aula periodicamente e desafie os participantes a dar exemplos dos conceitos apresentados até então ou a responder perguntas específicas.

8. Atividades ilustrativas
Através da apresentação, entremeie atividades breves que ilustrem pontos que estão sendo abordados.

Reforce a aula
9. Aplicações
Apresente um problema ou uma pergunta para os participantes resolverem baseados nas informações apresentadas em aula.

10. Revisão
Peça aos participantes para reverem o conteúdo da aula um com o outro ou dê a eles um teste de auto-avaliação.