Modelando a Excelência



Ian McDermott
A modelagem da excelência formou o alicerce da PNL. A modelagem começou quando Richard Bandler e John Grinder começaram a estudar os comunicadores proeminentes a fim de replicar a excelência de tais comportamentos. E demonstrou ser uma abordagem extraordinariamente poderosa.
O resultado mais visível dessa maneira de trabalhar tem sido o número continuamente crescente de técnicas específicas que, frequentemente, apresentam resultados rápidos e impressionantes.
Tão grande têm sido o sucesso das técnicas desenvolvidas que para muitas pessoas elas são a PNL. Contudo, essas técnicas são apenas o resultado de uma maneira particular de trabalhar conhecida como modelagem.
O princípio que constitui a base da modelagem é simples – se você quer fazer algo bem, primeiro descubra alguém que já o faz; segundo, descubra o que especificamente ele faz que o torna notável; em terceiro, comece a fazer o que ele faz. Na prática isso exige grande precisão – copiar servilmente tudo que alguém faz não é o suficiente. A habilidade reside na identificação das partes chaves que fazem a diferença. Assim que isso for cuidadosamente definido é, muitas vezes, útil elaborar um treinamento que possa, rapidamente, tornar essas habilidades disponíveis para outros – e a PNL pode fazer isso.
Como a modelagem tem sido a base de muitas inovações na PNL, a minha empresa (ITS) vem apoiando inúmeros projetos de modelagem nos últimos anos. Em diversas participações em iniciativas originais, eu tenho escolhido trabalhar com experts em campos onde as habilidades disponíveis são para salvar e melhorar vidas.
Um destes projetos se foca no uso do caratê para sermos capazes de acessar facilmente o poder latente dentro de cada um de nós. O meu interesse no caratê veio das minhas experiências como consultor. Explicando melhor isto.
Ao trabalhar com pessoas durante muitos anos, eu fiquei impressionado de como ficamos com medo frequentemente – seja do desconhecido, de perder o que temos, de fazer mudanças, de sermos visto como realmente somos, da desaprovação dos outros. A lista parece não ter fim. E depois, existe também o receio com o nosso bem-estar físico e se podemos ou não nos defender de nós mesmos, se precisarmos.
Parece-me que o medo é um imobilizador importante. Ele nos torna tímidos e medrosos de sermos realmente nós mesmos. Isso é verdade se for um medo físico ou se for o medo de falarmos francamente sobre o que pensamos a alguém que amamos ou ao nosso chefe.
O caratê, na sua forma pura, é capaz de acessar o nosso poder, não tanto por meio da força física, mas através da força interior. Ele nos possibilita desenvolver uma atitude positiva, porém realística, sobre nós mesmos que é inabalável na adversidade.
Adrian Baker é faixa preta no caratê e membro executivo da Fundação Shotokai, que é, comprovadamente, o principal grupo de treinamento de artes marciais na Europa. O trabalho que ele e outros fizeram ao usar a PNL para ensinar um caratê mais elegante e facilmente significa que agora é possível oferecer para as pessoas, em apenas um dia, a experiência desta calma. Naturalmente que existe sempre mais, mas eu estou estimulado com o fato de que agora as pessoas podem aprender facilmente como se defender fisicamente e estarem interiormente fortes. Do meu ponto de vista, é formidável podermos oferecer a força do caratê a pessoas que não tem nenhum interesse em aprender estas técnicas, mas que certamente gostariam de ter a confiança e a tranquilidade que ele pode trazer.
A participação na iniciativa da modelagem da excelência resultou na formação de um projeto de parceria com Adrian, usando as práticas especiais do caratê para a autodefesa emocional e física. O projeto de parcerias do ITS torna essas habilidades de modelagem disponíveis na forma de workshops. Essa maneira de trabalhar reconhece que as pessoas podem receber treinamento em PNL e levá-lo para qualquer profissão onde podem usá-lo de uma maneira pró-ativa e inovadora. Dessa maneira elas estendem os benefícios da PNL para novas áreas e por outro lado enriquecem o campo da PNL.
Ian McDermott é um conhecido trainer, consultor e autor no campo da PNL. Em 1988 fundou o International Teaching Seminars (ITS), líder mundial na realização de treinamentos de PNL e coaching. Leia mais na suabiografia no Golfinho.
Esse artigo foi traduzido do original "Modelling Mastery" publicado em 1996 no site http://www.nlp-community.com/modellit.htm (que não está mais disponível)
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.
Estamos utilizando as mudanças ortográficas nos artigos novos.

http://www.golfinho.com.br/artigospnl/modelando_a_excelencia.asp