Não vivemos na realidade


O mapa é diferente do território que representa. E o mundo que nos rodeia é um grande território no que cada um nos orientamos com um mapa pessoal.

Cada mapa pode ser significativamente diferente de outros e todos diferentes da realidade. Isto é o primeiro problema de nossa comunicação, porque não vivemos na realidade a não ser em uma representação pessoal da mesma.

Nossa visão do mundo é subjetiva em função de nossa cultura, experiência, estado de ânimo, prejuízos, etc. que constituem filtros da observação. “A objetividade não consiste em descrever o que vemos a não ser em precisar que classe de óculos levávamos no momento da observação”.

(Catherine Cudicio: Compreender a PNL.) Não atuamos, como pensamos, sobre a realidade, a não ser sobre a percepção pessoal do outro e o fazemos a partir de nossa percepção própria.

Mas quando comunicamos, estamos acostumados a nos esquecer de que tudo é percepção e imaginamos que o outro dispõe do mesmo mapa que nós, o que gera mal entendidos, incompreensões e tensões.