O Sono, a Aprendizagem e a Memória

O Sono é um elemento essencial na aprendizagem e consolidação da memória. É enquanto dormimos que se dá a libertação de certos neurotransmissores responsáveis por fixar e armazenar o que aprendemos ao longo do dia. Esses neurotransmissores são:


  • Acetilcolina - neurotransmissor libertado durante a fase de sonhos (Sono REM).
  • Noradrenalina - neurotransmissor libertado durante a fase Não-REM durante o estágio 4. Este neurotransmissor tem a função durante o dia de promover a atenção e o alerta do individuo. Durante o sono NREM, a concentração deste neurotransmissor vai diminuindo, contudo nesta fase do sono tem a função de armazenar as informações obtidas ao longo do dia. Durante a fase de sonhos (REM) a concentração de noradrenalina atinge o seu minimo pois nesta fase o nível de alerta do individuo também é minimo.
A memória armazena-se em dois locais distintos do cérebro, dependendo do tipo de memória a armazenar.

  • Memória recente - é armazenada no Hipocampo.
  • Memória antiga - é armazenada no Córtex Cerebral.



Quando a memória recente passa a memória antiga esta é "transferida" do Hipocampo para o Córtex Cerebral.

Assim podemos inferir que dormir bem tem influência na aprendizagem e capacidade de memorizar. E há ainda que sublinhar a importância de se dormir o número de horas necessárias passando por todos os estágios do sono, uma vez que, tanto no sono REM como no sono NREM são libertadas substâncias que promovem a aprendizagem e a memória. Portanto, se privarmos o nosso organismo do número de horas de sono necessárias, a quantidade de neurotransmissores libertada será menor e menor será portanto a capacidade de armazenamento, consolidação e fixação da memória no cérebro.

Outro factor importante que podemos frizar do que foi referido é a importância do sono REM (sonhos). Há quem diga que a fase de sonhos não tem importância e serve apenas para promover a descarga emocional, contudo aqui podemos verificar que enquanto sonhamos o nosso cérebro está a armazenar informação que nós obtivemos ao longo do dia. Assim podemos afirmar que os sonhos são importantes não só para a parte emocional de cada ser humano como a sua parte cognitiva.


http://sonosonhos.blogspot.com/2011/06/o-sono-aprendizagem-e-memoria.html