Lição 03 - Definições de Liderança

"Liderança é...
A disposição de assumir riscos.
O desejo apaixonado de fazer diferença.
Assumir responsabilidade enquanto outros inventam justificativas.
Enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades. Disposição de se destacar no meio da multidão.
Abrir a mente e o coração.
Capacidade de subjugar o ego em beneficio daquilo que é melhor.
Evocar em quem nos ouve a capacidade de sonhar.
Inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer. Poder de potencializar muitas vidas.
Falar com o coração ao coração dos liderados.
Integração do coração, da mente e da alma.
Capacidade de se importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as idéias, a energia e capacidade dessas pessoas.
"É o sonho transformado em realidade."
"É acima de tudo, coragem"

John C. Maxwell
"A única definição de líder: aquele que tem seguidores".
Peter Drucker
"Liderança á atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo".
George R. Terry
"A Liderança consiste em influenciar pessoas para realização de um objetivo comum".
Harold Koontz e Cyril O'Donnell

'Liderar é influenciar e conduzir pessoas nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido que busca os resultados desejados".
A.J. Limão Ervilha

'LIDERANÇA é a HABILIDADE de INFLUENCIAR PESSOAS para trabalharem entusiasticamente    VISANDO ATINGIR OBJET7VOS identificados como sendo para o BEM COMUM, inspirando CONFIANÇA PELA FORÇA DO SEU CARÁTER".
James C. Hunter. .

Para entender melhor o que é INFLUENCIAR OS OUTROS A FAZEREM O QUE DESEJAMOS, a receber nossas idéias, terem confiança, serem criativas e buscarem a excelência se faz necessário entender os componentes de como se desenvolve esse tipo de influência e a DIFERENÇA ENTRE PODER E AUTORIDADE.
Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.



Autoridade: é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer. por causa de sua influência pessoal.

Lembremos que não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer o poder, porém, estabelecer autoridade sobre pessoas requer um conjunto especial de habilidades. O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado, o poder corroe o relacionamento. A autoridade não, a autoridade diz respeito ao que você é como pessoa, ao seu caráter e à influência que você estabelece sobre as pessoas. O ideal é que as pessoas com poder tenham também autoridade.

Alguns de nossos hábitos são traços característicos, continuam a evoluir e amadurecer em altos níveis, enquanto outros mudam pouco. O desafio para o líder é escolher os traços que precisam ser trabalhados.

Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo: a tarefa e o relacionamento. Há necessidade de não se perder o equilíbrio. O líder que não estiver cumprindo as tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada. A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

No entanto há um ingrediente muito importante no relacionamento, é a confiança. Sem confiança é difícil ou mesmo impossível conservar um relacionamento. A confiança é a cola que gruda os relacionamentos. Sem níveis básicos de confiança, os casamentos se desfazem, as famílias se dissolvem, as organizações tombam, os países desmoronam.

Termos consciência da importância de manter saudável o EQUILÍBRIO DOS RELACIONAMENTOS com as pessoas que Lideramos e nos relacionamos.

CONTAS BANCÁRIAS RELACIONAIS:  Fazemos depósitos e retiradas.

Quando conhecemos uma pessoa, o saldo da nossa conta é neutro, é zero.

Fazemos DEPÓSITOS ou RETIRADAS nessas contas imaginárias baseados na FORMA COMO NOS COMPORTAMOS.

DEPÓSITOS: Sendo confiáveis, honestos, generosos,dando às pessoas consideração e respeito, mantendo a palavra,pedindo desculpas quando errar, sendo bons ouvintes,sendo leal aos ausentes,perdoando,usando a cortesia (olá, por favor, obrigado, desculpe)...

RETIRADAS: Sendo agressivos,descorteses criticando,reclamando e falando mal das pessoas, quebrando promessas e compromissos, chegando atrasado, sendo maus ouvintes, arrogantes, prepotentes, ressentindo-se com facilidade, guardando rancor, remoendo erros e alimentando a raiva.

Por que elogiar as pessoas em público e corrigi-las em privado? Quando se pune uma pessoa em público, envergonhamos ela em frente dos amigos, das pessoas FAZENDO RETIRADAS tanto com a PESSOA quanto com OS PRESENTES (quando será a minha vez?).

Para CADA RETIRADA que se faz de uma CBR são necessários QUATRO DEPÓSITOS.

As PESSOAS de um modo geral TÊM ALTA OPINIÃO SOBRE SI MESMAS e são muito SENSÍVEIS às CRÍTICAS.

Devemos SER MUITO CUIDADOSOS ao fazer RETIRADAS DA CONTA DAS PESSOAS, o CUSTO É MUITO ALTO. CONFIANÇA demora tanto para CONSEGUI-LA e CONSTRUI-LA e PODE SER PERDIDA TÃO FACILMENTE (uma simples indiscrição).

ATITUDES DO LÍDER EMOCIONALMENTE INTELIGENTE:
Estimula nas pessoas o sentimento de pertencimento.
Encoraja o aprendizado e o crescimento contínuo das pessoas.
Cria um clima que estimula os desafios e a criatividade.
Cuida de sua equipe.
Inspira entusiasmo.
Reconhece e compreende os sentimentos dos outros.
Respeita as diferenças individuais e as diversidades culturais.
Valoriza múltiplas perspectivas.
Mantém seu autocontrole, lidando adequadamente com seus sentimentos e com as das outras pessoas.
Elogia e dá feedback às pessoas
É FLEXÍVEL.



OS DEZ COMPROMISSOS DA LIDERANÇA
DESAFIAR O ESTABELECIDO

(1)Procurar oportunidades desafiadoras para mudar, crescer, inovar e melhorar.
(2)Experimentar, arriscar-se e aprender com os erros

INSPIRAR UMA VISÃO COMPARTILHADA
(3)Imaginar um futuro enaltecedor e enobrecedor
(4)Arregimentar os outros para uma visão comum mediante o apelo aos valores, interesses, esperanças e sonhos deles

PERMITIR OS OUTROS AGIREM
(5)Incentivar a colaboração mediante a promoção de objetivos cooperativos e o desenvolvimento da confiança.
(6)Fortalecer as pessoas ao distribuir poder, possibilitar a escolha, desenvolver a competência, designar tarefas críticas e proporcionar apoio explícito.

APONTAR O CAMINHO
(7)Estabelecer o exemplo ao se comportar de modo coerente com os valores compartilhados.
(8)Alcançar pequenas vitórias capazes de promover o progresso consistente e estabelecer compromissos.

ENCORAJAR O CORAÇÃO
(9)Reconhecer as contribuições individuais para o êxito de qualquer projeto.
(10)Celebrar com regularidade as realizações da equipe.