Estudo 005 - Linguagem dos Sentidos




A maneira de detectar qual Sistema Representacional que uma pessoa usa conscientemente, é escutar sua linguagem, as frases que gera e perceber os predicados que adota, Na linguagem, os predicados são verbos, advérbios e adjetivos que, na maioria dos casos, pressupõem um Sistema Representacional. O mais usado por cada indivíduo chama-se "Sistema Representacional Preferencial".


A seguir, lista de exemplos de predicados e o Sistema Representacional ao qual pertencem.


Visual - Ver
Olhar, imagem, foco, imaginação, cena, branco, visualizar, perspectiva, brilho, refletir, clarificar, prever, ilusão, ilustrar, notar, panorama, revelar, ver, mostrar, visão, observar, nebuloso, escuro.


Frases Visuais
- Eu vejo o que você quer dizer
- Eu estou olhando atentamente para a idéia
- Temos o mesmo ponto de vista
- Eu tenho uma noção vaga
- Mostre-me o seu ponto de vista
- Você vai olhar para trás e rir
- Isso vai lançar uma luz sobre o assunto
- Isso dá cor a sua visão da vida
- Me parece
- Sem sombra de dúvidas
- O futuro parece brilhante
- A solução explodiu ante seus olhos
- Com os olhos da mente
- Isto é um colírio para os meus olhos




Auditivo - Ouvir
Dizer, sotaque, ritmo, ruidoso, tom, ressoar, som, monótono, surdo, tocar, reclamar, pronúncia, audível, claro, discutir, proclamar, comentar, ouvir, tom, gritar, sem fala, oral, contar, silêncio, dissonante, harmonioso, agudo, quieto, mudo


Frases auditivas
- Vivendo em harmonia
- Isso é grego para mim
- Conversa fiada
- Ouvidos de mercador
- Ouvir passarinho cantar
- Entrar no tom
- Música para meus ouvidos
- Palavra por palavra
- Nunca ouviu falar sobre...
- Claramente expressado
- Dar uma audição
- Segure sua língua
- Maneira de falar
- Alto e claro




Cinestésico - toque, ação e movimento
Tocar, manusear, contato, empurrar, esfregar, sólido, morno, frio, áspero, agarrar, pressão, sensível, estresse, tangível, tensão, toque, concreto, suave, segurar, pegar, arranhar, firme, sofrer, pesado, leve.


Frases Cinestésicas
- Eu entrarei em contato com você
- Eu posso pegar essa idéia
- Segura um segundo
- Eu sinto isso nos meus ossos
- Um homem de coração quente
- Um cliente frio
- Ser insensível
- Arranhar a superfície
- Eu não consegui colocar meu dedo nisso
- Quebrando aos pedaços
- Fundação firme
- Argumento acalorado
- Não seguindo a discussão
- Operador suave






Neutro ou Inespecífico
Decidir, pensar, relembrar, saber, meditar, reconhecer, assistir, entender, avaliar, processo, decidir, aprender, motivar, mudar, consciente, considerar.


Olfativo - cheiro
Perfumado, mofado, frangrância, enfumaçado, fétido.


Gustativo - gosto
Azedo, sabor, gosto, amargo, salgado, suculento, doce


Frases Olfativas e Gustativas
- Cheira a rato
- A situação cheira mal
- Uma pílula amarga
- Fresca como uma margarida
- Um gosto pela boa vida
- Uma pessoa doce
- Um comentário ácido