Glossário da PNL

Sugestão... use o Ctrl + F, para encontrar sugestões de alguns verbetes




Acompanhamento - Método usado por comunicadores para estabelecer rapidamente o entendimento; consiste em combinar determinados aspectos de seu próprio comportamento com os da pessoa com quem estão se comunicando – ou seja, trata-se de combinar ou espelhar comportamento.

Acuidade sensorial - O processo de aprender a fazer distinções mais precisas e úteis, em meio à quantidade de informação sensorial que recebemos do mundo exterior.
Alinhar - Arrumar os elementos a serem alinhados de modo que todos eles estejam em paralelo e, portanto, cminhem na mesma direção.
Ambiente - O contexto externo no qual se dá o nosso comportamento. Nosso ambiente é aquele que percebemos como estando “fora” de nós mesmos. Não é parte de nosso comportamento; é mais alguma coisa à qual devemos reagir.
Ambigüidade - O uso de uma linguagem vaga ou ambígua. A linguagem ambígua é também abstrata, em oposição à linguagem específica.
Ambigüidade de pontuação - Ambigüidade criada pela fusão de duas frases separadas em uma única oração.
Ambigüidade fonética - A que ocorre entre duas palavras que têm o mesmo som, mas significados diferentes (conserto/concerto, estático/extático).
Ambigüidade sintática - O mesmo que anfibologia
Analógico - Apresenta nuances de significado, ao contrário de digital, cujo significado é mais definido (sim/não, ligado/desligado). É como um relógio analógico, que tem ponteiros para marcar as horas e os minutos.
Âncora - Qualquer estímulo que esteja associado a uma resposta específica. As âncoras ocorrem naturalmente, mas também podem ser estabelecidas de forma intencional. Por exemplo, soar uma campainha para chamar a atenção de pessoas – ou, mais sutilmente, ficar de pé em um determinado ponto, enquanto responde a perguntas.
Ancorar - O processo de associar uma resposta interna a um estímulo externo (como no condicionamento clássico), de modo que a resposta possa ser rapidamente reacessada (às vezes isso ocorre de forma dissimulada). A ancoragem pode ser visual (com gestos específicos das mãos), auditiva (pelo uso de palavras e tom de voz específico) e cinestésica (tocar o braço ou pousar a mão no ombro de alguém).
Critérios para a ancoragem:
- Intensidade ou pureza da experiência;
- Noção de tempo – no ponto máximo da experiência;
- Precisão na reprodução da âncora.

Anfibologia - Ambigüidade provocada pela construção da frase, criando uma duplicidade de sentido. Também chamada ambigüidade sintática.
Antecipar o futuro - O processo de fazer o “ensaio mental” de alguma situação futura, de modo a procurar garantir a ocorrência natural e automática do comportamento desejado.
Associação - Como em uma lembrança, olhar através dos próprios olhos, ouvir o que já ouviu e sentir os sentimentos como se realmente estivesse vivendo a situação. Essa condição é denominada estado associado.
Atitude - Um conjunto de valores e crenças a respeito de determinado assunto. Nossas atitudes são escolhas que fizemos.
Auditivo - Relativo à audição ou ao sentido da audição.
Calibragem - O processo de aprender a traduzir as respostas inconscientes e não-verbais de outra pessoa durante uma interação, pela combinação dos sinais de comportamento observados com uma resposta interna específica.
Campo unificado - Estrutura unificadora da PNL. Uma matriz tridimensional de níveis neurológicos, posições perceptivas e tempo.
Capacidade - Uma estratégia bem-sucedida para realizar uma tarefa.
Cinestésico - Relativo às sensações do corpo. Na PNL, o termo cinestésico engloba todos os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais.
Citação - Padrão lingüístico no qual a mensagem é expressa como se fosse de outra pessoa.
Coerência - É quando todas as crenças internas, as estratégias e o comportamento de uma pessoa estão inteiramente equilibrados e orientados no sentido de assegurar um determinado resultado desejado. As palavras, a voz e a linguagem do corpo transmitem a mesma mensagem.
Comportamento - As ações e reações físicas específicas através das quais interagimos com as pessoas e com o ambiente à nossa volta.
Conciliação de objetivos - O processo de agrupar vários objetivos, optimizando as soluções.É a base das negociações onde todos saem ganhando.
Congruência - Estado de integridade e de total sinceridade em que todos os aspectos da pessoa trabalham juntos para atingir um objetivo.

Consciente - Relativo a tudo que está na nossa percepção no momento presente.
Critérios de boa formulação - Uma maneira de pensar e expressar o objetivo que o torna passível de ser atingido e verificado. Esses critérios são a base da conciliação de objetivos e das soluções mutuamente satisfatórias.
Condições para boa formação - O conjunto de condições que determinada situação deve satisfazer, de modo a produzir um resultado eficaz.
Conduzir - Modificar nosso próprio comportamento e promover rapport suficiente para que a outra pessoa siga o exemplo.
Contexto - A moldura que envolve um determinado evento. Essa moldura normalmente determinará a maneira de se interpretar uma determinada experiência ou evento.
Crenças – Generalizações firmemente arraigadas a respeito de:
(1) causa,
(2) significado e
(3) limites em relação:
- ao mundo à nossa volta;
- ao nosso comportamento;
- às nossas capacidades e
- à nossa identidade.
As crenças funcionam em um nível distinto do da realidade concreta, e servem para orientar e interpretar nossas percepções da realidade, em geral relacionando-as aos nossos sistemas de critérios ou valores. As crenças são notoriamente difíceis de serem mudadas através das regras típicas da lógica ou do pensamento racional.
Critérios - São os valores ou padrões que uma pessoa utiliza para tomar decisões e estabelecer julgamentos acerca do mundo. Um único critério é composto de vários elementos, conscientes e subconscientes. A pergunta a ser feita é: “O que é importaante em relação a …?”
Desafio relevante - Perguntar como uma determinada afirmação ou comportamento está ajudando a atingir um resultado definido em comum acordo.
Descrição baseada nos sentidos - Informação que pode ser observada e verificada diretamente pelos sentidos. É a diferença entre “os lábios estão esticados, algumas partes de seus dentes aparecem e os cantos de sua boca estão mais altos que a linha principal da boca” e “Ela está feliz” (que é uma interpretação).
Descrição múltipla - Processo de descrever a mesma coisa a partir de diferentes pontos de vista.

Descrição tripla - Processo de perceber experiência através da primeira, segunda e terceira posições.
Desassemelhar - Adotar padrões de comportamento diferentes dos de outra pessoa; quebrar o rapport a fim de redirecionar ou interromper uma reunião ou conversa.
Diferenciar - Adotar comportamento diferente em relação à outra pessoa e romper o rapport com o propósito de redirecionar, interromper ou encerrar uma reunião ou uma conversa.
Digital - Que tem significado bem definido (ligado/desligado), em oposição a analógico, que possui sutilezas de sentido.
Dissociação - Como em uma lembrança, estar de fora e olhar para o próprio corpo em um retrato. Com isso a pessoa não revive os sentimentos que teria se estivesse vivendo aquela situação específica.
Distorção - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo pelo qual as relações que ocorrem entre as partes do modelo são representadas diferentemente das relações que deveriam representar.
Down-time - Ter todos os canais sensoriais voltados para dentro.
Ecologia - O estudo dos efeitos das ações individuais sobre o sistema maior. Preocupação com o relacionamento geral entre um ser e seu ambiente. O termo também é usado em referência à ecologia interna: o relacionamento global entre uma pessoa e seus pensamentos, estratégias, comportamentos, capacidades, valores e crenças. O equilíbrio dinâmico dos elementos em qualquer sistema.
Eliciar - O ato de descobrir e detectar determinados processos internos.
Epistemologia - O estudo de como sabemos o que sabemos.

Equivalência complexa - Duas afirmações que pretendem significar a mesma coisa. Por exemplo: “Ele não está olhando para mim, portanto não está ouvindo o que digo”.
Espaço do problema - O espaço do problema é definido por elementos físicos e não-físicos que criam um problema ou contribuem para isso. As soluções surgem de um “espaço de soluções”, rico em recursos e alternativas. Um espaço de soluções precisa ser mais amplo que o espaço do problema, para que possa produzir uma solução adequada.
Espelhamento cruzado - Acompanhar a linguagem corporal de uma pessoa com um movimento diferente, por exemplo, bater o pé no rítmo da sua fala.
Espelhamento - Copiar parte do comportamento de outra pessoa.
Estado - O conjunto das condições físicas e mentais a partir das quais uma pessoa age. A maneira como a pessoa se sente, o seu humor. A soma de todos os processos neurológicos e físicos de uma pessoa num determinado momento. O estado em que estamos afeta nossa capacidade e nossa interpretação das experiências que vivemos.
Estado de recursos - A experiência neurológica e fisiológica global de uma pessoa que se sente cheia de recursos.
Estratégia - Um conjunto de passos mentais e comportamentais explícitos, utilizado para atingir um resultado específico.
Estrutura “como se” - Fingir que um acontecimento ocorreu, para poder pensar “como se” ele tivesse ocorrido, o que permite encontrar soluções criativas para os problemas e ultrapassar mentalmente obstáculos aparentes a fim de chegar às soluções desejadas.
Estrutura de referência - A soma de todas as referências que compõem a história de vida de uma pessoa. Designa também a representação integral da qual derivam outras representações, dentro de alguns sistemas. Por exemplo: a estrutura profunda serve como estrutura de referência para a estrutura superficial.
Estrutura profunda - Os mapas sensoriais (conscientes e subconscientes) que as pessoas utilizam para organizar e guiar seu comportamento.
Estrutura superficial – As palavras ou a linguagem utilizadas para descrever ou simbolizar as verdadeiras representações sensoriais primárias armazenadas no cérebro.
Evocar – Entrar em contato com um estado mental através do comportamento. Também significa coleta de informação, seja pela observação direta de sinais não-verbais ou das perguntas do metamodelo.

Exteriorização - Estado no qual a atenção e os sentidos estão voltados para fora.
Filtros perceptivos - As idéias, experiências, crenças e linguagem únicas que dão forma ao nosso modelo do mundo.
Fisiologia - Relativa à parte física de uma pessoa.
Flexibilidade de comportamento - A habilidade de variar o próprio comportamento, de modo a induzir, ou garantir, uma resposta por parte de outra pessoa. A flexibilidade de comportamento diz respeito também ao desenvolvimento de uma vasta gama de respostas a um dado estímulo, em oposição às respostas habituais – e conseqüentemente limitadas – que inibem o desempenho potencial.
Generalização - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo pelo qual uma experiência específica passa a representar toda a categoria de experiências a que pertence.
Gustativo - Relativo ao sabor ou ao sentido do paladar.
Hierarquia - Método de organizar coisas ou idéias, em que as idéias mais importantes são classificadas com base em sua relevância.
Identidade - Nosso sentimento acerca de quem somos. Nosso senso de identidade organiza nossas crenças, capacidades e comportamentos em um sistema único.
Igualar - Adotar parcialmente o comportamento de outra pessoa, com o propósito de ampliar o rapport.

Incoerência - O estado de ter reservas, de não estar totalmente comprometido com um resultado; o conflito interno será expresso no comportamento da pessoa.
Inconsciência - Tudo o que não está dentro da nossa percepção do momento.
Intenção - O propósito ou resultado desejado de cada comportamento.
Interiorização - Estado leve de transe em que a atenção se volta para dentro, para os próprios pensamentos e sensações.
Lados - Aspectos da personalidade que às vezes possuem intenções conflitantes.
Linha do tempo – A forma como armazenamos imagens, sons e sentimentos de nosso passado, presente e futuro.
Mapa da realidade (modelo do mundo) - A representação única que cada pessoa tem do mundo, construída a partir de suas percepções e experiências individuais.
Marcação analógica - Usar o tom de voz, a linguagem corporal, gestos etc., para acentuar uma palavra-chave em uma frase, ou uma parte especial de uma apresentação.
Marcação tonal - Usar a voz para acentuar determinadas palavras mais significativas.
Meta - Vem do grego; significa estar acima de. Radical que define o que existe num nível lógico diferente.

Metacognição - A capacidade de saber o que se conhece: ter uma habilidade e poder explicar como ela é realizada.
Metáfora - Comunicação indireta que utiliza uma história ou uma figura de linguagem e implica uma comparação. Na PNL, a metáfora engloba parábolas, alegorias e similaridades. O processo de pensar sobre uma situação ou fenômeno como se fosse outra coisa – ou seja, através de histórias parábolas e analogias.
Metamodelo - Um modelo desenvolvido por John Grinder e Richard Bandler, que identifica determinadas classes de padrões de linguagem que podem ser problemáticas ou ambíguas. Baseado na gramática transformacional, o metamodelo identifica distorções, omissões e generalizações comuns, que obscurecem a estrutura profunda e/ou o significado original. O modelo contém perguntas esclarecedoras, que restauram o sentido original da mensagem. O netamodelo reconstitui a conexão da linguagem com as experiências, e pode ser utilizado para reunir informações, esclarecer significados, identificar limitações e ampliar as opções de escolha.
Metaprograma - Um nível de programação mental que determina como selecionamos, orientamos e dimensionamos nossas experiências. Nossos metaprogramas são mais abstratos que nossas estratégias específicas de pensamento – e definem nossa abordagem genérica em relação a uma questão específica, não os detalhes de nosso processo mental.
Modelagem - O processo de observar e mapear o comportamento bem-sucedido de outras pessoas. Isso envolve traçar o perfil de comportamentos/fisiologia, crenças e valores, estados internos e estratégias.
Modelo - Uma descrição prática da maneira como algo funciona e que tem como propósito a utilidade. Uma cópia generalizada, omitida ou distorcida.
Modelo do mundo – A forma de uma pessoa representar, internamente, as condições do mundo.

Modelo Milton - O inverso do metamodelo. Utilizar padrões de linguagem intencionalmente vaga para acompanhar a experiência de outra pessoa e ter acesso a recursos inconscientes. Baseado na linguagem usada pelo Dr. Milton H. Erickson.
Moldura - Significa definir um contexto ou forma de perceber uma determinada situação: moldura de resultado, moldura do caminho de volta etc.
Moldura “como se…” - Imaginar que um determinado evento já aconteceu. Pensar em algo “como se” já tivesse ocorrido estimula a criatividade na solução de problemas, pois a pessoa transpõe mentalmente os aparentes obstáculos e chega às soluções desejadas. A pergunta é: “Como seria se eu pudesse…?”
Não-verbal - Sem palavras. Refere-se, em geral, à parte analógica de nosso comportamento externo.
Níveis lógicos - Uma hierarquia interna na qual cada nível é, progressivamente, mais psicologicamente impactante e envolvente. Em ordem de importância, do mais alto ao mais baixo, esses níveis são:
(1) espiritual;
(2) identidade;
(3) crenças e valores;
(4) capacidades;
(5) comportamento e
(6) ambiente.
Nominalização - Termo lingüístico que indica o processo de transformar um verbo em substantivo abstrato.
Novo código - Abordagem da PNL, segundo o trabalho de John Grinder e Judith Delozie, contida no livro “Turtles all the way down”.

Objetivo - Resultado específico que se deseja alcançar. Baseia-se nos sentidos e obedece a critérios de boa formulação.
Olfativo - Relativo ao cheiro ou ao sentido do olfato.
Omissão - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo através do qual parcelas selecionadas do mundo são excluídas da representação criada pela pessoa que copia. Dentro dos sistemas de linguagem, a omissão é um processo de transformação através do qual partes da estrutura profunda são removidas – e, conseqüentemente, não aparecem na representação da estrutura superficial.
Operador modal de necessidade - Termo lingüístico que contém uma regra (ter que, dever etc.).
Operador modal de possibilidade - Termo lingüístico que indica o que é possível (poder, não poder, conseguir etc.).
Orientar - Modificar o próprio comportamento e estabelecer rapport, para que outra pessoa o siga.
Padrão Swish! - Um processo gerador de submodalidades que programa o cérebro para funcionar em uma direção diferente. É muito eficaz para transformar hábitos ou comportamentos indesejáveis em opções mais construtivas.
Papéis - Uma forma metafórica de falar sobre programas independentes e estratégias ou comportamento. Os programas, ou “papéis”, servem para desenvolver uma imagem que se transforma em uma característica que identifica a pessoa.

Pistas de acesso - Comportamentos sutis que indicam o sistema de representação que a pessoa está usando. Algumas pistas de acesso típicas são o movimento dos olhos, o tom e o ritmo da voz, a postura corporal, os gestos e os padrões de respiração.
Pistas de movimento dos olhos - Movimentos dos olhos em determinadas direções, que indicam pensamento visual, auditivo ou cinestésico.
Ponte para o futuro – Ensaio mental de um objetivo para assegurar que o comportamento desejado irá ocorrer.
Posição perceptiva - Uma perspectiva ou um ponto de vista específico. Na PNL é possível perceber uma determinada experiência través de uma das três posições básicas que se seguem. A primeira posição envolve viver determinada experiência com nossa própria visão, associada ao ponto de vista de alguém na primeira pessoa. A segunda posição significa estar na experiência como se estivéssemos na pele de outra pessoa. A terceira posição envolve se afastar e perceber a relação entre nós mesmos e os outros, a partir de uma perspectiva dissociada.
Postulado de conversação - Forma hipnótica de linguagem, uma pergunta que é interpretada como uma ordem.
Predicados - Palavras baseadas nos sentidos, que indicam o uso de um determinado sistema de representação.
Pressuposto - Uma tese básica, implícita, necessária para que uma determinada representação faça sentido. No âmbito dos sistemas de linguagem, uma afirmação que precisa ser verdadeira para que uma outra afirmação tenha sentido.
Primeira posição – Maneira de perceber o mundo unicamente do nosso próprio ponto de vista. Estar em contato com a nossa realidade interna. Uma das três posições perceptivas.

Processo e conteúdo - O conteúdo é aquilo que é realizado, enquanto o processo é como aquilo é realizado. O que você diz é conteúdo; como você diz é processo.
Programação neurolingüística – O estudo da excelência e o modelo de como as pessoas estruturam sua experiência.
Qualidade da voz - O segundo canal mais importante de comunicação e influência. Pesquisas surgem que representa 38% do impacto total da comunicação.
Quantificadores universais - Termo lingüístico que se aplica a palavras como: “todos” e “sempre”, que não admitem exceções. Uma das categorias do metamodelo.
Rapport - O estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento. Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa.
Recapitulação - Repetir ou resumir, usando as palavras e o tom de voz de outra pessoa.
Recursos - Qualquer meio que possa levar a atingir um resultado: fisiologia, estados, pensamento, estratégias, experiências, pessoas, eventos ou bens materiais.
Refazer (do fim para o início) - Rever ou resumir uma situação, utilizando as palavras-chave e o tom de voz de outra pessoa. Em apresentações: um resumo muito preciso, com as mesmas palavras-chave e os mesmos tons de voz usados originalmente.
Representação - Uma imagem mental; informações sensoriais codificadas ou armazenadas na mente.
Representação Interna - Padrões de informação que criamos e armazenamos em nossa mente através de combinações de imagens, sons, sentimentos, odores e sabores. A forma como armazenamos e codificamos nossas lembranças.

Ressignificação - Mudar a moldura referencial de uma afirmação, para lhe conferir novo significado.
Ressignificação de conteúdo - Tomar uma afirmação e dar-lhe um novo significado, voltando a atenção para outra parte do conteúdo e perguntando: “O que mais isto poderia significar?”
Ressignificação de contexto - Mudar o contexto de uma declaração dando-lhe outro significado,através da pergunta: “Onde essa reação seria adequada?”
Resposta ao estímulo - Uma associação entre uma experiência e a reação subseqüente; o processo de aprendizagem natural demonstrado por Ivan P. Pavlov, em que ele estabeleceu uma relação entre o toque de uma campainha e o ato de secretar saliva, em cães.
Resultados finais - Metas ou estados desejados, que uma pessoa ou organização aspira a atingir.
Segmentar - Organizar ou dividir alguma experiência em partes maiores ou menores. Segmentar para cima envolve a mudança para um nível mais amplo e mais abstrato de informação. Segmentar para baixo significa atuar em um nível de informação mais específico e concreto. Segmentar lateralmente significa encontrar outros exemplos no mesmo nível de informação.
Segunda posição - Ver o mundo a partir do ponto de vista de outra pessoa e, assim, entender a realidade dela.
Sort - Um termo de computação que significa reorganizar a informação e/ou filtrá-la durante o processo de reorganização.
Sistema condutor - O sistema de representação perfeito (visual, auditivo, cinestésico) que encontra as informações necessárias para alimentar o estado consciente.
Sistema perfeito - O sistema de representação que um indivíduo utiliza com maior freqüência, para pensar conscientemente e organizar sua experiência.
Sistemas de representação - A maneira como codificamos mentalmente a informação em um ou em vários dos cinco sistemas sensoriais: visual, auditivo, cinestésico, olfativo e gustativo.
Sistêmico - Relativo sistemas e à observação dos relacionamentos e conseqüências ao longo do tempo e do espaço, em lugar da relação linear de causa e efeito.
Sistema vestibular - Sistema representacional que lida com a sensação de equilíbrio.
Sobrepor - Usar um sistema representacional para ter acesso a outro; por exemplo, criar uma cena e depois ouvir os sons dessa cena.
Submodalidades - As qualidades sensoriais especiais percebidas por cada um dos sentidos. Por exemplo: as submodalidades visuais são cor, forma, movimento, brilho, profundidade etc.; as auditivas são volume, tom, ritmo etc.; e as cinestésicas são pressão, temperatura, textura, localização e outras.
Substantivação - Termo lingüístico que indica o processo de transformar um verbo em substantivo abstrato.
Sujeitos não especificados - Aqueles que estão ocultos ou não especificam a quem ou a que se referem.

Terceira posição - Observar a si mesmo e aos outros. Aquele em que se percebe o mundo do ponto de vista de um observador distante e indulgente.
TOTS - Desenvolvido por Miller, Galanter e Pribram, o termo indica a seqüência Teste-Operação-Teste-Sída, que descreve a curva básica de feedback usada para orientar todo tipo de comportamento.
Transe - Um estado alterado de consciência, com o foco de atenção voltado para dentro com poucos estímulos.
Uptime - Estado em que a atenção e os sentidos estão voltados para fora.
Valores - As coisas que são importantes para nós e que movem nossas atitudes.
Verbos não especificados - Verbos cujo advérbio foi omitido e portanto não expressam a maneira como a ação foi feita. O processo não fica especificado.
Visual - Relativo à visão ou ao sentido da visão.
Visualização - O processo de ver imagens com a mente.


Glossário de termos de PNL - (1º/9/2006) 

A  
Acompanhar - Adotar partes do comportamento de outra pessoa para aumentar o rapport. 
Obter e manter rapport com outra pessoa, entrando no seu modelo de mundo. É possível 
acompanhar crenças, idéias e comportamentos. Acompanhar a si próprio é dar atenção à 
sua própria experiência sem imediatamente tentar mudá-la.  
Acuidade sensorial - O processo de aprender a fazer distinções mais finas e mais úteis das 
informações sensoriais que obtemos do mundo. Um dos pilares da PNL.  
Além da identidade - O nível de experiência no qual você é mais Você e mais conectado 
aos outros. Um dos níveis neurológicos. Freqüentemente chamado de nível espiritual.  
Ambiente - O onde, o quando e as pessoas com quem estamos. Um dos níveis 
neurológicos.  
Ambigüidade de pontuação - Ambigüidade criada pela fusão de duas frases separadas em 
uma única oração.  
Ambigüidade fonética - A que ocorre entre duas palavras que têm o mesmo som, mas 
significados diferentes (conserto/concerto, estático/extático).  
Ambigüidade sintática - Ambigüidade provocada pela construção da frase, criando uma 
duplicidade de sentido. O mesmo que anfibologia.  
Análise contrastante - Comparar dois ou mais elementos e procurar as diferenças críticas 
entre eles para compreendê-los melhor.  
Analógico - Que oscila de forma contínua, como o mercúrio em um termômetro.  
Âncora - Qualquer estímulo que evoque uma resposta. Âncoras mudam nosso estado. 
Podem ocorrer naturalmente ou ser estabelecidas de forma intencional.  
Ancoragem - O processo pelo qual qualquer estímulo ou representação (externa ou interna) 
fica conectado a uma reação e a dispara. Veja artigo  
Anfibologia - Ambigüidade provocada pela construção da frase, criando uma duplicidade 
de sentido. Também chamada ambigüidade sintática.  
Associado - Dentro de uma experiência, enxergar através dos próprios olhos, de plena 
posse de todo os seus sentidos.  
Através do tempo - Ter uma linha de tempo na qual você está dissociado de sua linha de 
tempo e, portanto, tem consciência do passar do tempo.  
Auditivo - Relativo à audição.  
Automodelagem - Modelar seus próprios estados  de excelência como recursos.  
   B 
Busca ou pesquisa transderivacional - É essencialmente o processo de pesquisar na sua 
experiência passada por memórias e/ou representações mentais para encontrar uma 
referência para um comportamento ou julgamento atual. 
C  
Calibração - Perceber com precisão o estado de outra pessoa através da leitura de sinais 
não-verbais.  
Campo unificado - Estrutura unificadora da PNL. Uma matriz tridimensional de níveis 
neurológicos, posições perceptivas e tempo.  
Capacidade - Uma estratégia bem-sucedida para realizar uma tarefa. Uma habilidade ou 
um hábito. Também uma maneira habitual de pensar. Um dos níveis neurológicos.  
Cinestésico - Relativo ao sentido do tato. Sensações tácteis e sensações internas como 
sensações e emoções lembradas e o senso de equilíbrio.  
Citação - Padrão lingüístico no qual a mensagem é expressa como se fosse de outra pessoa.  
Comando embutido - Um comando que está embutido em uma sentença mais longa. É 
demarcado por tom de voz ou gestos.  
Como se - Usar a imaginação para explorar as conseqüências de pensamentos ou ações 
"como se" tivessem ocorrido quando na realidade não aconteceram. Uma forma de 
planejamento por seqüência imaginária de acontecimentos futuros.  
Comportamento - Qualquer atividade, incluindo os processos mentais. Comportamento é 
um dos níveis neurológicos.  
Conciliação de objetivos - O processo de agrupar vários objetivos, otimizando as soluções. 
É a base das negociações onde todos saem ganhando.  
Condições de boa formulação - Um conjunto de condições  para expressar e pensar a 
respeito de um objetivo ou resultado e que o torna tanto alcançável quanto verificável.  
Congruência - Estado de integridade. Alinhamento de crenças, valores, habilidades e ação 
de tal maneira que você "faz o que está dizendo". Estar em rapport consigo mesmo.  
Consciente - Relativo a tudo que está na nossa percepção (consciência) no momento 
presente.  
Contexto - O cenário específico, como tempo, local e pessoas presentes, que dá significado 
a um evento. Certas ações são possíveis (por exemplo, em família), ações estas que não são 
permitidas em outros contextos (por exemplo, no trabalho).  
Crenças - As generalizações que fazemos sobre outros, sobre o mundo e sobre nós mesmos 
que se tornam nossos princípios operacionais. Agimos como se fossem verdadeiras e são 
verdadeiras para nós.  
Critério - O que é importante para a pessoa dentro de um determinado contexto.  
Critérios de boa formulação - Uma maneira de pensar e expressar o objetivo que o torna 
passível de ser atingido e verificado. Esses critérios são a base da conciliação de objetivos e 
das soluções mutuamente satisfatórias.  
   
D  
Deleção - Omissão de uma parte de uma experiência.  Descrição baseada nos sentidos - A informação que pode ser diretamente observada e 
comprovada pelos sentidos. Trata-se da diferença entre dizer “Seus lábios estão levemente 
separados, revelando uma parte dos dentes, e  os cantos de sua boca estão ligeiramente 
elevados” e “Ela está feliz” - que é uma interpretação.  
Descrição múltipla - Processo de descrever a mesma coisa a partir de diferentes pontos de 
vista.  
Descrição tripla - Processo de perceber e descrever a experiência através da primeira, 
segunda e terceira posição.  
Desequiparação - Adoção de padrões de comportamento diferentes dos de outra pessoa 
com a finalidade de interromper sua comunicação com você (em uma reunião ou conversa), 
ou a maneira dela se relacionar com ela mesma.  
Dessemelhar - Adotar padrões de comportamento diferentes dos de outra pessoa; quebrar o 
rapport a fim de redirecionar ou interromper uma reunião ou conversa.  
Diálogo interno - Falar consigo mesmo.  
Digital - Capaz de estados distintos, mas não é uma escala contínua. Por exemplo, um 
interruptor de luz, que pode estar ligado  ou desligado, mas não um pouco ligado ou um 
pouco desligado.  
Dissociado - Que não está dentro de uma experiência, que observa ou ouve de fora.  
Distorção - Processo pelo qual algo na experiência interior é representado de maneira 
incorreta e limitadora. 

Ecologia - Uma preocupação e exploração das conseqüências gerais de seus pensamentos e 
ações na teia geral de relacionamentos na qual você se define como parte. Ecologia interna 
é como os diferentes pensamentos e sentimentos de uma pessoa se encaixam para torná-la 
congruente ou incongruente.  
Eliciação - Provocação ou evocação de uma forma de comportamento, de um estado ou de 
uma estratégia.  
Encadeamento - Seqüenciar uma série de estados.  
Enquadramento - Uma maneira de ver alguma coisa; um ponto de vista específico. Por 
exemplo, o enquadramento da negociação vê comportamento como se fosse uma forma de 
negociação.  
Epistemologia - O estudo de como sabemos o que sabemos.  
Equiparação - Adoção de partes do comportamento, das habilidades, crença ou valores de 
outra pessoa com a finalidade de aumentar o rapport.  
Equiparação cruzada - Equiparação da linguagem corporal de uma pessoa com um 
movimento do tipo diferente. Por exemplo, mover sua mão no ritmo de sua fala.  
Equivalência complexa - Duas afirmações consideradas como significando a mesma coisa, 
uma forma de comportamento e uma capacidade. Por exemplo: “Ele não está olhando para 
mim, portanto não está ouvindo o que digo”.  
Espelhamento - Equiparação exata das partes do comportamento de outra pessoa.  
Espelhamento cruzado - Acompanhar a linguagem corporal de uma pessoa com um 
movimento diferente, por exemplo, bater o pé no ritmo da sua fala.  
Espelhar - Copiar de maneira precisa segmentos do comportamento de outra pessoa.  
Espiritual - Ver "Além de identidade".  Estado - A maneira como a pessoa se sente, o seu humor. A soma de todos os processos 
neurológicos e físicos de uma pessoa num determinado momento. O estado em que nos 
encontramos afeta nossas capacidades e nossa interpretação da experiência.  
Estado associado - Estar dentro de uma experiência, vendo através de seus próprios olhos, 
estando plenamente em seus sentidos.  
Estado dissociado - Estar distanciado de uma experiência, vendo, ouvindo e sentindo 
como se estivesse do lado de fora. De alguma forma sentir-se "fora" ou "desligado".  
Estado emocional - Ver "Estado".  
Estado-base - O estado mental normal e habitual.  
Estados de recursos - A experiência neurológica e física quando a pessoa tem recursos.  
Estratégia - Uma seqüência de pensamentos possível de ser repetida que leva a ações que 
consistentemente produzem um resultado específico.  
Estrutura "como se" - Fingir que um acontecimento ocorreu, para poder pensar “como 
se” ele tivesse ocorrido, o que permite encontrar soluções criativas para os problemas e 
ultrapassar mentalmente obstáculos aparentes a fim de chegar às soluções desejados  
Estrutura - Um contexto ou uma maneira de perceber algo, como por exemplo na estrutura 
de objetivos, estrutura de rapport, estrutura de recapitulação etc.  
Estrutura de superfície - A forma visível derivada da estrutura profunda através de 
omissão, distorção e generalização. Em lingüística transformacional, as palavras que são 
efetivamente ditas.  
Estrutura profunda - Em gramática transformacional, essa é a forma lingüística completa 
da afirmação da qual a estrutura superficial (o que foi efetivamente dito) é derivada. De 
modo geral, é a estrutura mais geral que dá margem a uma forma visível específica.  
Evocar - Entrar em contato com um estado mental através do comportamento. Também 
significa coleta de informação, seja pela observação direta de sinais não-verbais ou das 
perguntas do metamodelo.  
Exteriorização - Estado no qual a atenção e os sentidos estão voltados para fora. (uptime)  

Filtros perceptivos - Idéias, experiências, crenças  e linguagem que dão forma ao nosso 
modelo de mundo.  
Feedback - Os resultados de suas ações que retornam para influenciar seus próximos 
passos. Um dos pilares da PNL.  
Filtros perceptivos - Idéias, experiências, crenças  e linguagem que dão forma ao nosso 
modelo de mundo.  
Fisiológico - Relativo à fisiologia, à parte física de uma pessoa.  
Flexibilidade - Ter muitas escolhas de pensamento e comportamento para alcançar um 
resultado. Um dos pilares da PNL.  

Generalização - Processo pelo qual uma experiência específica passa a  representar toda 
uma classe de experiências ou todo um grupo de experiências.  
Gustativo - Relativo ao paladar.  H 
Hierarquia de critério - É essencialmente a ordem de prioridade que uma pessoa aplica 
para suas ações.  
Hipnose - estado alterado de consciência e percepção, de profundo relaxamento, no qual o 
consciente e o inconsciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão 
terapêutica. 
I
Identidade - A auto-imagem ou autoconceito. Quem a pessoa acha que é. A totalidade do 
ser. Um dos níveis neurológicos.  
Incongruência - Estado de conflito. O estado de não estar em rapport consigo mesmo, 
tendo um conflito interno que se expressa em seu comportamento. Pode ser seqüencial - por 
exemplo, uma ação seguida de outra que a contradiz - ou simultânea - por exemplo, 
concordância em palavras, mas com tom de voz duvidoso.  
Inconsciência - Tudo o que não está dentro da nossa percepção no momento.  
Inconsciente - Tudo o que não está em sua consciência no momento presente.  
Intenção - O propósito de uma ação, o resultado que se deseja obter com ela.  
Intenção positiva - O propósito positivo subjacente a qualquer ação ou crença.  
Interiorização - Estado leve de transe em que a atenção se volta para dentro, para os 
próprios pensamentos e sensações. (downtime)  
Interrupção de padrão - Mudar o estado de uma pessoa um tanto abruptamente, 
freqüentemente através de sua desequiparação.  
Inventário - A consciência de suas experiências visuais, auditivas, cinestésicas, olfativas e 
gustativas em um dado momento. 


Lados - Aspectos da personalidade que às vezes possuem intenções conflitantes.  
Liderar ou conduzir - Mudar aquilo que você faz com rapport suficiente para que outra 
pessoa siga.  
Linguagem corporal - A maneira pela qual nos comunicamos através de nosso corpo, sem 
sons ou palavras. Por exemplo, através de nossa postura, nosso gestos, expressões faciais, 
aparência e pistas de acesso.  
Linha do tempo - A linha que conecta seu passado a seu futuro. O "lugar" onde 
armazenamos imagens, sons, e sensações de nosso passado e nosso futuro.  
Linha temporal - A forma como armazenamos imagens, sons e sentimentos de nosso 
passado, presente e futuro.  
M  
Mapa da realidade - A representação do mundo singular de cada pessoa construída a partir 
de suas percepções e experiências individuais. Não é apenas um conceito, mas toda uma 
maneira de viver, respirar e agir.  Mediação - A habilidade de resolver uma disputa entre partes e pessoas.  
Meta - Radical que define o que existe num nível lógico diferente. Derivado do grego, 
significa "acima" ou "além".  
Metacognição - A capacidade de saber o que se conhece: ter uma habilidade e poder 
explicar como ela é realizada.  
Meta-estado - Estado sobre estados. Por exemplo, ter raiva de estar cansado.  
Metáfora - Comunicação indireta através de  uma história ou figura de linguagem 
implicando uma comparação. Em PNL, metáfora abrange similaridades, histórias, 
parábolas e alegorias. Implica, de forma aberta ou oculta, que uma coisa é como outra.  
Metamodelos - Modelo que identifica os padrões de linguagem que impedem ou 
obscurecem o significado da comunicação. Utiliza a distorção, a omissão e a generalização 
e perguntas específicas que vão esclarecer e colocar em questão a linguagem imprecisa, 
para ligá-la a uma experiência sensorial e à estrutura profunda.  
Metaposição - Uma posição externa a uma situação que permite que você a veja de forma 
mais objetiva. Também usada para a posição de observador em exercícios de PNL.  
Metaprogramas - Filtros que aplicamos sistematicamente à nossa experiência.  
Modelagem - Processo de discernir a seqüência das idéias e comportamentos que permitem 
a alguém fazer uma tarefa. É a base da aprendizagem acelerada e da PNL. 
Modelo - Uma descrição prática da maneira como algo funciona e que tem como propósito 
a utilidade. Uma cópia generalizada, omitida ou distorcida, mas não demasiadamente 
simples, para ser útil.  
Modelo de mundo - O mesmo que mapa da realidade.  
Modelo Milton - O inverso do metamodelo. Utiliza padrões de linguagem bastante vagos 
para acompanhar a experiência de outra pessoa e ter acesso a recursos inconscientes. Uma 
série de padrões de linguagem modeladas por Grinder e Bandler a partir de Milton 
Erickson.  
Mudança de primeira ordem - Uma mudança que não tem ramificações futuras.  
Mudança de segunda ordem - Mudança que tenha extensas ramificações para áreas outras 
que não aquela onde a mudança ocorreu.  
N  
Negociação - O processo de tentar obter seu resultado lidando com outra parte que pode 
desejar um resultado diferente.  
Níveis neurológicos - Também conhecidos como níveis lógicos da experiência: ambiente, 
comportamento, capacidade, crença, identidade e nível espiritual.  
Nível lógico - Algo está num nível lógico superior quando inclui algo que se encontra num 
nível lógico inferior.  
No tempo - Ter uma linha de tempo com o "agora" passando pelo seu corpo. Quando você 
está "no tempo", não percebe sua passagem, mas é "levado junto".  
Nominalização - Termo lingüístico para o processo de transformar um verbo em um 
substantivo abstrato e a palavra para o  substantivo assim formado. Por exemplo: 
"relacionar" passa a ser "um relacionamento" - um processo se tornou uma coisa.  
Novo código - Abordagem da PNL, segundo o trabalho de John Grinder e Judith DeLozier, 
contida no livro "Turtles all the way down".  O  
Objetivo - Resultado específico que se deseja alcançar. Baseia-se nos sentidos e obedece a 
critérios de boa formulação.  
Olfativo - Relativo ao olfato.  
Omissão - No discurso ou no pensamento, exclusão de uma parte da experiência.  
Operador modal de necessidade - - Palavras que implicam regras quanto ao que é 
necessário. Por exemplo, "deveria, "deve", "ter que" e "não deveria". 
Operador modal de possibilidade - Palavras que implicam regras quanto ao que é 
possível. Por exemplo, "posso", "não posso", "possível", "impossível". 
Orientar - Modificar o próprio comportamento e estabelecer rapport, para que outra pessoa 
o siga.  
P  
Pistas de acesso - Maneiras como sintonizamos e  afinamos nosso corpo através da 
respiração, postura, gestos e movimentos oculares, para pensar de um determinado modo.  
Partes - Aspectos da personalidade que às vezes possuem intenções conflitantes.  
Pilares de PNL - Você, pressuposições, resultado, rapport, flexibilidade e feedback 
(acuidade sensorial).  
Pistas de acesso - As maneiras pelas quais ajustamos nossos corpos através de nossa 
respiração, postura, gestos e movimentos oculares para pensarmos de determinadas 
maneiras.  
Pistas de acesso oculares - Movimentos dos olhos em  certas direções que indicam 
pensamento visual, auditivo ou cinestésico. 
Pistas visuais de acesso - Movimentos oculares em determinadas direções, que indicam 
pensamento visual, auditivo ou cinestésico. O mesmo que Pistas de acesso oculares.  
Ponte para o futuro - Ensaio mental de um objetivo para assegurar que o comportamento 
desejado irá ocorrer.  
Posição perceptiva - O ponto de vista que adotamos num determinado momento para ter 
consciência de alguma coisa. Pode ser o nosso próprio ponto de vista (primeira posição), o 
ponto de vista de outra pessoa (segunda posição), ou o de um observador objetivo (terceira 
posição).  
Postulado de conversação ou conversacional - Forma hipnótica de linguagem, uma 
pergunta que é interpretada como uma ordem.  
Predicados - Palavras que, baseadas nos sentidos, indicam o uso de um determinado 
sistema representacional. Veja artigo  
Pressuposições - Idéias ou crenças que são pressupostas, ou seja, consideradas como dadas 
e sobre as quais se age. Um dos pilares da PNL. Veja artigo  
Primeira posição - Maneira de perceber o mundo unicamente do nosso próprio ponto de 
vista. Estar em contato com a nossa realidade interna. Uma das três posições perceptivas.  
Programação neurolingüística - O estudo da excelência e o modelo de como as pessoas 
estruturam sua experiência.  Q  
Quantificadores universais - Termo lingüístico que se aplica a palavras como: “todos” e 
“sempre”, que não admitem exceções. Uma das categorias do metamodelo.  
Quebra de estado - O uso de movimento, som ou imagem para mudar o estado emocional.  
R  
Rapport - Um relacionamento de confiança e responsividade com você mesmo ou com os 
outros. Um dos pilares da PNL.  
Recapitulação - Revisar ou resumir, usando as palavras-chave, os gestos e a tonalidade de 
voz de outra pessoa.  
Recurso - Qualquer coisa que possa ajudá-lo a alcançar um resultado. Por exemplo, 
fisiologia, estados, pensamentos, crenças, estratégias, experiências, pessoas, eventos, bens, 
lugares e histórias.  
Remodelar - O mesmo que ressignificar.  
Representação - Uma imagem mental; informações sensoriais codificadas ou armazenadas 
na mente.  
Representações internas - Padrões de informação que criamos e armazenamos em nossa 
mente, combinando imagens, sonhos, sensações, cheiros e paladares.  
Ressignificacão - Compreender uma experiência de forma diferente, dando a ela um 
significado diferente.  
Ressignificação de conteúdo - Tomar uma afirmação e dar-lhe um novo significado, 
voltando a atenção para outra parte do conteúdo e perguntando: “O que mais isto poderia 
significar?”  
Ressignificação de contexto - Mudar o contexto de uma declaração dando-lhe outro 
significado,através da pergunta: “Onde essa reação seria adequada?”  
Ressignificar - Mudar a estrutura de referência para lhe dar um novo significado. O mesmo 
que remodelar.  
Resultado ou objetivo - Uma meta desejada, específica e sensorialmente baseada. Você 
sabe o que verá, ouvirá e sentirá quando o tiver alcançado. Um dos pilares da PNL.  
S  
Segmentação - Mudar sua percepção, subindo ou descendo um nível lógico. O metamodelo 
segmenta para baixo a parir da linguagem,  solicitando instâncias específicas. O Modelo 
Milton segmenta para cima a partir da linguagem, incluindo uma série de instâncias 
específicas possíveis em uma estrutura de frase geral. A metáfora segmenta para o lado 
para um significado diferente no mesmo nível. A segmentação para baixo implica descer ao 
nível inferior para obter um exemplo específico daquilo que se está estudando. Isto pode ser 
feito na relação entre membros e classe, ou partes e todo.  
Segunda posição - Aquela em que se percebe o mundo do ponto de vista de outra pessoa, 
em harmonia e em contato com a realidade dela. Uma das três posições perceptivas  
Sinestesia - Uma ligação automática de um sentido para outro. Por exemplo, quando o som 
da voz de uma pessoa faz com que você se sinta bem.  Sistema condutor ou orientador - O sistema representacional que você usa para acessar 
informações armazenadas. Por exemplo, para algumas pessoas, uma imagem mental de um 
período de férias trará devolta a experiência inteira.  
Sistema preferencial - O sistema representacional que  a pessoa usa habitualmente para 
pensar de maneira consciente e organizar sua experiência.  
Sistema principal - O sistema representacional que encontra informações para alimentar a 
consciência.  
Sistema representacional - Os diferentes canais através dos quais nós representamos 
informações internamente, usando nossos sentidos: visual (visão); auditivo (audição); 
cinestésico (sensação corporal); olfativo (olfato) e gustativo (gosto).  
Sistema representacional preferido ou preferencial - O sistema representacional que um 
indivíduo tipicamente usa para pensar de forma consciente e organizar sua experiência.  
Sistema vestibular - Sistema representacional que lida com a sensação de equilíbrio.  
Sobrepor - Usar um sistema representacional para ter acesso a outro; por exemplo, criar 
uma cena e depois ouvir os sons dessa cena.  
Submodalidades - As distinções finas que fazemos em cada sistema representacional, as 
qualidades de nossas representações internas e os menores blocos de construção de nossos 
pensamentos.  
Substantivação - Termo lingüístico que  indica o processo de transformar um verbo em 
substantivo abstrato. Exemplo: pensar – pensamento. 
Sujeitos não especificados - Sujeitos que não declaram  claramente a quem ou a que se 
referem, por exemplo, "eles".  
T  
Terceira posição - Aquela em que se percebe o mundo do ponto de vista de um observador 
distante e indulgente. Uma das três posições perceptivas.  
Transe - Estado alterado de consciência em que  a atenção se volta para dentro e se 
concentra em poucos estímulos.  
U  
Universais ou quantificadores universais - Palavras como "todos", "tudo" e "nunca" que 
não admitem exceção.  
V  
Valores - Aquilo que é importante para a pessoa, por exemplo, saúde.  
Verbos não especificados - Verbos cujo advérbio foi omitido e portanto não expressam a 
maneira como a ação foi feita. O processo não fica especificado. Por exemplo, "pensar" ou 
"fazer".  
Visual - Relativo ao sentido da visão.  
Visualização - O processo de ver imagens mentais.  
X  
Z   
Referências: 
Introdução à Progr. Neurolingüística - J.O'Connor/J.Seymour  
Manual de PNL - Joseph O'Connor ] 
Adendos e adaptações da Editoria do Golfinho 




Glossário de termos de PNL - (para área de negócios) 

Acompanhamento - Método usado por comunicadores  para estabelecer rapidamente o 
entendimento; consiste em combinar determinados aspectos de seu próprio comportamento 
com os da pessoa com quem estão se comunicando - ou seja, trata-se de combinar ou 
espelhar comportamento.  
Acuidade sensorial - O processo de aprender a fazer distinções mais precisas e úteis, em 
meio à quantidade de informação sensorial que recebemos do mundo exterior.  
Alinhar - Arrumar os elementos a serem alinhados de modo que todos eles estejam em 
paralelo e, portanto, caminhem na mesma direção.  
Ambiente - O contexto externo no qual se dá o nosso comportamento. Nosso ambiente é 
aquele que percebemos como estando "fora" de nós mesmos. Não é parte de nosso 
comportamento; é mais alguma coisa à qual devemos reagir.  
Ambigüidade - O uso de uma linguagem vaga ou ambígua. A linguagem ambígua é 
também abstrata, em oposição à linguagem específica.  
Analógico - Apresenta nuances de significado, ao contrário de digital, cujo significado é 
mais definido (sim/não, ligado/desligado). É como um relógio analógico, que tem ponteiros 
para marcar as horas e os minutos.  
Âncora - Qualquer estímulo que esteja associado a uma resposta específica. As âncoras 
ocorrem naturalmente, mas também podem ser estabelecidas de forma intencional. Por 
exemplo, soar uma campainha para chamar a atenção de pessoas - ou, mais sutilmente, ficar 
de pé em um determinado ponto, enquanto responde a perguntas.  
Ancorar - O processo de associar uma resposta interna a um estímulo externo (como no 
condicionamento clássico), de modo que a resposta possa ser rapidamente reacessada (às 
vezes isso ocorre de forma dissimulada).  A ancoragem pode ser visual (com gestos 
específicos das mãos), auditiva (pelo uso de palavras e tom de voz específicos) e 
cinestésica (tocar o braço ou pousar a mão no ombro de alguém). Critérios para a 
ancoragem: 
• Intensidade ou pureza da experiência;  
• Noção de tempo - no ponto máximo da experiência;  
• Precisão na reprodução da âncora.  
Antecipar o futuro - O processo de fazer o "ensaio mental" de alguma situação futura, de 
modo a procurar garantir a ocorrência natural e automática do comportamento desejado.  
Associação - Como em uma lembrança, olhar através dos próprios olhos, ouvir o que já 
ouviu e sentir os sentimentos como se realmente estivesse vivendo a situação. Essa 
condição é denominada de estado associado.  
Atitude - Um conjunto de valores  e crenças a respeito de determinado assunto. Nossas 
atitudes são escolhas que fizemos.  Auditivo - Relativo à audição ou ao sentido da audição. 


Calibragem - O processo de aprender a traduzir as respostas inconscientes e não-verbais de 
outra pessoa durante uma interação, pela combinação dos sinais de comportamento 
observados com uma resposta interna específica.  
Cinestésico - Relativo às sensações do corpo. Na PNL, o termo cinestésico engloba todos 
os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais.  
Coerência - É quando todas as crenças internas, as estratégias e o comportamento de uma 
pessoa estão inteiramente equilibrados e orientados no sentido de assegurar um 
determinado resultado desejado. As palavras, a voz e a linguagem do corpo transmitem a 
mesma mensagem.  
Comportamento - As ações e reações físicas específicas através das quais interagimos com 
as pessoas e com o ambiente à nossa volta.  
Condições para boa formação - O conjunto de condições que determinada situação deve 
satisfazer, de modo a produzir um resultado eficaz.  
Conduzir - Modificar nosso próprio comportamento e promover  rapport suficiente para 
que a outra pessoa siga o exemplo.  
Contexto - A moldura que envolve um determinado evento. Essa moldura normalmente 
determinará a maneira de se interpretar uma determinada experiência ou evento.  
Crenças - Generalizações firmemente arraigadas a respeito de:  
(1) causa,  
(2) significado e  
(3) limites em relação:  
               * ao mundo à nossa volta;  
               * ao nosso comportamento;  
               * às nossas capacidades e  
               * à nossa identidade.  
As crenças funcionam em um nível distinto do da realidade concreta, e servem para orientar 
e interpretar nossas percepções da realidade, em geral relacionando-as aos nossos sistemas 
de critérios ou valores. As crenças são notoriamente difíceis de serem mudadas através das 
regras típicas da lógica ou do pensamento racional.  
Critérios - São os valores ou padrões que uma  pessoa utiliza para tomar decisões e 
estabelecer julgamentos acerca do mundo. Um  único critério é composto de vários 
elementos, conscientes e subconscientes. A pergunta a ser feita é: "O que é importante em 
relação a ...?" 

Desafio relevante - Perguntar como uma determinada afirmação ou comportamento está 
ajudando a atingir um resultado definido em comum acordo.  
Descrição baseada nos sentidos - Informação que pode ser observada e verificada 
diretamente pelos sentidos. É a diferença entre "os lábios estão esticados, algumas partes de seus dentes aparecem e os cantos de sua boca estão mais altos que a linha principal da 
boca" e "Ela está feliz" (que é uma interpretação).  
Diferenciar - Adotar comportamento diferente em relação à outra pessoa e romper o 
rapport  com o propósito de redirecionar, interromper ou encerrar uma reunião ou uma 
conversa.  
Digital - Que tem significado bem definido  (ligado/desligado), em oposição a  analógico, 
que possui sutilezas de sentido.  
Dissociação - Como em uma lembrança, estar de fora e olhar para o próprio corpo em um 
retrato. Com isso a pessoa não revive os sentimentos que teria se estivesse vivendo aquela 
situação específica.  
Distorção - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo pelo qual as 
relações que ocorrem entre as partes do modelo são representadas diferentemente das 
relações que deveriam representar.  
Down-time - Ter todos os canais sensoriais voltados para dentro. 

Ecologia - O estudo dos efeitos das ações individuais sobre o sistema maior.  
Eliciar - O ato de descobrir e detectar determinados processos internos.  
Espaço do problema - O espaço do problema é definido por elementos físicos e nãofísicos que criam um problema ou contribuem para isso. As soluções surgem de um "espaço 
de soluções", rico em recursos e alternativas. Um espaço de soluções precisa ser mais 
amplo que o espaço do problema, para que possa produzir uma solução adequada.  
Espelhamento - Copiar parte do comportamento de outra pessoa.  
Estado - O conjunto das condições físicas e mentais a partir das quais uma pessoa age. O 
estado em que estamos afeta nossa capacidade e nossa interpretação das experiências que 
vivemos.  
Estado de recursos - A experiência neurológica e fisiológica global de uma pessoa que se 
sente cheia de recursos.  
Estratégia - Um conjunto de passos mentais e comportamentais explícitos, utilizado para 
atingir um resultado específico.  
Estrutura de referência - A soma de todas as referências que compõem a história de vida 
de uma pessoa. Designa também a representação integral da qual derivam outras 
representações, dentro de alguns sistemas. Por exemplo: a estrutura profunda serve como 
estrutura de referência para a estrutura superficial.  
Estrutura profunda - Os mapas sensoriais (conscientes e subconscientes) que as pessoas 
utilizam para organizar e guiar seu comportamento.  
Estrutura superficial - As palavras ou a linguagem utilizadas para descrever ou simbolizar 
as verdadeiras representações sensoriais primárias armazenadas no cérebro. 

Filtros perceptivos - As idéias, experiências, crenças e linguagem únicas que dão forma ao 
nosso modelo do mundo.  
Fisiologia - Relativa à parte física de uma pessoa.  
Flexibilidade de comportamento - A habilidade de variar o próprio comportamento, de 
modo a induzir, ou garantir, uma resposta por parte de outra pessoa. A flexibilidade de comportamento diz respeito também ao desenvolvimento de uma vasta gama de respostas a 
um dado estímulo, em oposição às respostas habituais - e conseqüentemente limitadas - que 
inibem o desempenho potencial. 

Generalização - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo pelo qual uma 
experiência específica passa a representar toda a categoria de experiências a que pertence.  
Gustativo - Relativo ao sabor ou ao sentido do paladar. 

Hierarquia - Método de organizar coisas ou idéias, em que as idéias mais importantes são 
classificadas com base em sua relevância. 

Identidade - Nosso sentimento acerca de quem somos. Nosso senso de identidade organiza 
nossas crenças, capacidades e comportamentos em um sistema único.  
Igualar - Adotar parcialmente o comportamento de outra pessoa, com o propósito de 
ampliar o rapport.  
Incoerência - O estado de ter reservas, de não estar totalmente comprometido com um 
resultado; o conflito interno será expresso no comportamento da pessoa.  
Intenção - O propósito ou resultado desejado de cada comportamento. 


Linha do tempo - A forma como armazenamos imagens, sons e sentimentos de nosso 
passado, presente e futuro. 

Mapa da realidade (modelo do mundo) - A representação única que cada pessoa tem do 
mundo, construída a partir de suas percepções e experiências individuais.  
Marcação analógica - Usar o tom de voz, a linguagem corporal, gestos etc., para acentuar 
uma palavra-chave em uma frase, ou uma parte especial de uma apresentação.  
Marcação tonal - Usar a voz para acentuar determinadas palavras mais significativas.  
Meta - Vem do grego; significa estar acima de.  
Metamodelo - Um modelo desenvolvido por John Grinder e Richard Bandler, que 
identifica determinadas classes de padrões de linguagem que podem ser problemáticas ou 
ambíguas. Baseado na gramática transformacional, o metamodelo identifica distorções, 
omissões e generalizações comuns, que obscurecem a estrutura profunda e/ou o significado 
original. O modelo contém perguntas esclarecedoras, que restauram o sentido original da 
mensagem. O metamodelo reconstitui a conexão da linguagem com as experiências, e pode ser utilizado para reunir informações, esclarecer significados, identificar limitações e 
ampliar as opções de escolha.  
Metáfora - O processo de pensar sobre uma situação ou fenômeno como se fosse outra 
coisa - ou seja, através de histórias parábolas e analogias.  
Metaprograma - Um nível de programação mental que determina como selecionamos, 
orientamos e dimensionamos nossas experiências. Nossos metaprogramas são mais 
abstratos que nossas estratégias específicas  de pensamento - e definem nossa abordagem 
genérica em relação a uma questão específica, não os detalhes de nosso processo mental.  
Modelagem - O processo de observar e mapear o comportamento bem-sucedido de outras 
pessoas. Isso envolve traçar o perfil de comportamentos/fisiologia, crenças e valores, 
estados internos e estratégias.  
Modelo do mundo - A forma de uma pessoa representar, internamente,  as condições do 
mundo.  
Modelo Milton - O inverso do metamodelo. Utilizar padrões de linguagem 
intencionalmente vaga para acompanhar a  experiência de outra pessoa e ter acesso a 
recursos inconscientes. Baseado na linguagem usada pelo Dr. Milton H. Erickson.  
Moldura - Significa definir um contexto ou forma de perceber uma determinada situação: 
moldura de resultado, moldura do caminho de volta etc.  
Moldura "como se..." - Imaginar que um determinado  evento já aconteceu. Pensar em 
algo "como se" já tivesse ocorrido estimula a criatividade na solução de problemas, pois a 
pessoa transpõe mentalmente os aparentes obstáculos e chega às soluções desejadas. A 
pergunta é: "Como seria se eu pudesse...?" 

Não-verbal - Sem palavras. Refere-se, em geral, à parte analógica de nosso comportamento 
externo.  
Níveis lógicos - Uma hierarquia interna na qual cada nível é, progressivamente, mais 
psicologicamente impactante e envolvente. Em ordem de importância, do mais alto ao mais 
baixo, esses níveis são: 
(1) espiritual;  
(2) identidade;  
(3) crenças e valores;  
(4) capacidades;  
(5) comportamento e  
(6) ambiente. 

Olfativo - Relativo ao cheiro ou ao sentido do olfato.  
Omissão - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo através do qual 
parcelas selecionadas do mundo são excluídas  da representação criada pela pessoa que 
copia. Dentro dos sistemas de linguagem,  a omissão é um processo de transformação 
através do qual partes da estrutura profunda são removidas - e, conseqüentemente, não 
aparecem na representação da estrutura superficial. P 
Padrão  Swish! - Um processo gerador de submodalidades que programa o cérebro para 
funcionar em uma direção diferente. É muito eficaz para transformar hábitos ou 
comportamentos indesejáveis em opções mais construtivas.  
Papéis - Uma forma metafórica de falar sobre  programas independentes e estratégias ou 
comportamento. Os programas, ou "papéis", servem para desenvolver uma imagem que se 
transforma em uma característica que identifica a pessoa.  
Pistas de acesso - Comportamentos sutis que indicam o sistema de representação que a 
pessoa está usando. Algumas pistas de acesso típicas são o movimento dos olhos, o tom e o 
ritmo da voz, a postura corporal, os gestos e os padrões de respiração.  
Pistas de movimento dos olhos - Movimentos dos olhos em  determinadas direções, que 
indicam pensamento visual, auditivo ou cinestésico.  
Posição perceptiva - Uma perspectiva ou um ponto de vista específico. Na PNL é possível 
perceber uma determinada experiência través de uma das três posições básicas que se 
seguem. A primeira posição envolve viver  determinada experiência com nossa própria 
visão, associada ao ponto de vista de alguém na primeira pessoa. A segunda posição 
significa estar na experiência como se estivéssemos na pele de outra pessoa. A terceira 
posição envolve se afastar e perceber a relação entre nós mesmos e os outros, a partir de 
uma perspectiva dissociada.  
Predicados - Palavras baseadas nos sentidos, que indicam o uso de um determinado 
sistema de representação.  
Pressuposto - Uma tese básica, implícita, necessária para que uma determinada 
representação faça sentido. No âmbito dos  sistemas de linguagem, uma afirmação que 
precisa ser verdadeira para que uma outra afirmação tenha sentido.  
Processo e conteúdo - O conteúdo é aquilo que é realizado, enquanto o processo é como 
aquilo é realizado. O que você diz é conteúdo; como você diz é processo. 

Qualidade da voz - O segundo canal mais importante de comunicação e influência. 
Pesquisas sugerem que representa 38% do impacto total da comunicação. 

Rapport - O estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento.  
Recursos - Qualquer meio que possa levar a atingir um resultado: fisiologia, estados, 
pensamento, estratégias, experiências, pessoas, eventos ou bens materiais.  
Refazer (do fim para o início) - Rever ou resumir uma situação, utilizando as palavraschave e o tom de voz de outra pessoa. Em apresentações: um resumo muito preciso, com as 
mesmas palavras-chave e os mesmos tons de voz usados originalmente.  
Representação Interna - Padrões de informação que criamos e armazenamos em nossa 
mente através de combinações de imagens, sons, sentimentos, odores e sabores. A forma 
como armazenamos e codificamos nossas lembranças.  
Ressignificação - Mudar a moldura referencial de um afirmação, para lhe conferir novo 
significado.  Resposta ao estímulo - Uma associação entre uma experiência e a reação subseqüente; o 
processo de aprendizagem natural demonstrado por Ivan P. Pavlov, em que ele estabeleceu 
uma relação entre o toque de uma campainha e o ato de secretar saliva, em cães.  
Resultados finais - Metas ou estados desejados, que uma pessoa ou organização aspira a 
atingir. 

Segmentar - Organizar ou dividir alguma experiência em partes maiores ou menores. 
Segmentar para cima envolve a mudança para  um nível mais amplo e mais abstrato de 
informação. Segmentar para baixo significa atuar em um nível de informação mais 
específico e concreto. Segmentar lateralmente significa encontrar outros exemplos no 
mesmo nível de informação.  
Segunda posição - Ver o mundo a partir do ponto de  vista de outra pessoa e, assim, 
entender a realidade dela.  
Sort - Um termo de computação que significa reorganizar a informação e/ou filtrá-la 
durante o processo de reorganização.  
Sistema condutor - O sistema de representação perfeito (visual, auditivo, cinestésico) que 
encontra as informações necessárias para alimentar o estado consciente.  
Sistema perfeito - O sistema de representação que um indivíduo utiliza com maior 
freqüência, para pensar conscientemente e organizar sua experiência.  
Sistemas de representação - Os cinco sentidos: visão, audição, tato (sensação), olfato e 
paladar.  
Sistêmico - Relativo sistemas e à observação dos relacionamentos e conseqüências ao 
longo do tempo e do espaço, em lugar da relação linear de causa e efeito.  
Submodalidades - As qualidades sensoriais especiais percebidas por cada um dos sentidos. 
Por exemplo: as submodalidades visuais são cor, forma, movimento, brilho, profundidade 
etc.; as auditivas são volume, tom, ritmo etc.; e as cinestésicas são pressão, temperatura, 
textura, localização e outras. 

Terceira posição - Observar a si mesmo e aos outros.  
TOTS - Desenvolvido por Miller, Galanter e Pribram, o termo indica a seqüência TesteOperação-Teste-Sída, que descreve a curva básica de feedback usada para orientar todo tipo 
de comportamento.  
Transe - Um estado alterado de consciência, com o foco de atenção voltado para dentro 
com poucos estímulos. 

Uptime - Estado em que a atenção e os sentidos estão voltados para fora. 

Valores - As coisas que são importantes para nós e que movem nossas atitudes.  
Visual - Relativo à visão ou ao sentido da visão.  Visualização - O processo de ver imagens com a mente. 


Do livro: 
Neurolingüística nos Negócios - Técnicas de PNL para  desenvolver suas habilidades
David Molden - Editora Campus






Tradução de termos de PNL do inglês para o português - 18/8/2006 
A
Accessing Cues - Pistas de acesso  
Accountability - Responsabilidade  
Acknowledgment - Reconhecimento  
Affiliating - Afiliação  
Align - Alinhar  
Ambiguity - Ambigüidade  
Analogue - Analógico  
Analogue Marking - Marcação analógica  
Anchor - Âncora  
Anchoring - Ancoragem  
Articulating - Articular  
As If - Como se  
Associated - Associado  
Associated State - Estado associado  
Association - Associação  
Auditory - Auditivo  
Away From - Afastar-se  
   
B  
B.A.G.E.L. Model - Modelo B.A.G.E.L. (Body posture, Accessing cues, Gestures, Eye 
movements, Language patterns)  
Backtrack - Recapitulação  
Baseline State - Estado-base  
Behaviour - Comportamento  
Behavioural Flexibility - Flexibilidade de comportamento  
Beliefs - Crenças  
Beyond Identity - Além da identidade  
Body Language - Linguagem corporal  
Bottom Lining - Estabelecer a linha de base  
Brainstorming - Brainstorm  
Break State - Quebrar o estado  
Breakthrought - Ruptura de paradigma     

Calibration - Calibração  
Capability - Capacidade  
Chaining - Encadeamento  
Chaining Anchors - Encadeamento de âncoras  
Challenging - Desafiar  
Championing - Aumentar a autoconfiança (lutar por)  
Change Personal History - Mudança de história pessoal  
Chunking - Segmentação  
Clarifying - Clarear, clarificar  
Client - Cliente  
Coach - Treinador  
Coaching - Treinamento  
Collapsing Anchors - Colapso de âncoras  
Commitment - Compromisso  
Completeness - Complitude  
Complex Equivalence - Equivalência complexa  
Confidentiality - Confidencialidade  
Congruence - Congruência  
Conscious - Consciente  
Conscious Competence - Competência consciente  
Conscious Incompetence - Incompetência consciente  
Content Reframing - Ressignificação de conteúdo  
Context - Contexto  
Context Reframing - Ressignificação de contexto  
Contrastive Analysis - Análise comparativa  
Conversational Postulate - Postulado de conversação  
Counselling - Aconselhamento  
Counter Examples - Contra exemplos  
Criteria - Critério  
Criterial equivalents - Equivalência de critérios  
Criterion - Critério  
Cross Over Mirroring - Espelhamento cruzado  
Cross-Over Matching - Equiparação cruzada  

Decision - Decisão  
Deep Structure - Estrutura profunda  
Deletion - Deleção, Omissão  
Designing the Alliance - Estabelecer a aliança  
Digital - Digital  
Dissociated - Dissociado  
Dissociated State - Estado dissociado  
Dissociation - Dissociação  Distortion - Distorção  
Dovetailing Outcomes - Conciliação de objetivos (resultados desejados)  
Downtime - Interiorização (atenção interna)  

Ecology - Ecologia  
Elicitation - Eliciação  
Embedded Command - Comando embutido  
Emotional State - Estado emocional  
Empower - Fortalecer  
Empowerment - Fortalecedor  
Environment - Ambiente  
Epistemology - Epistemologia  
Eye Accessing Cues - Pistas visuais de acesso  

Feedback - Feedback  
Feelings - Sensações (e não sentimentos, quando se refere ao cinestésico)  
First Order Change - Mudança de primeira ordem  
First Position - Primeira posição  
Flexibility - Flexibilidade  
Four Tuple (Or 4-Tuple VKAO) - Quátruplos VCAO (Visual, Cinestésico, Auditivo, 
Olfativo/Gustativo)  
Frame - Perspectiva, Contexto  
Future Pace - Ponte ao futuro  

Generalization - Generalização  
Goals - Metas  
Gustatory - Gustativo  

Hierarchy - Hierarquia  
Homework - Trabalho de casa  
HUGGS - HUGGS (Huge Unbelievably Good GoalS) Objetivos inacreditáveis de longo 
prazo  

Identity - Identidade  
Impasse - Impasse  
In Time - "No tempo"  
Incongruence - Incongruência  Installation - Instalação  
Integrity - Integridade  
Intention - Intenção  
Internal Dialogue - Diálogo Interno  
Internal Representations - Representações internas  
Introjects - Introjeções  
Intuition - Intuição  
Inventory - Inventário (Conjunto das experiências)  


Kinesthetic - Cinestésico  

Lead System - Sistema líder  
Leading - Liderar (Conduzir)  
Learning - Aprendizagem  
Learning Cycle - Ciclo de aprendizagem  
Learning Strategies - Estratégias de aprendizagem  
Learning Styles - Estilos de aprendizagem  
Life Balance - Equilíbrio de vida  
Listening levels - Níveis de ouvir  
Logical Level - Nível lógico  

Map of Reality - Mapa da realidade  
Matchers - Semelhanças (em metaprogramas, que procuram semelhanças)  
Matching - Acompanhar (Combinar)  
Mediation - Mediação  
Mentoring - Mentor  
Meta - Meta  
Meta Message - Meta Mensagem  
Meta Mirror - Meta Espelhamento  
Meta Model - Metamodelo  
Meta Position - Metaposição  
Meta Program - Metaprograma  
Meta States – Metaestados  
Metacognition - Metacognição  
Metaphor - Metáfora  
Milton Model - Modelo Milton  
Mirroring - Espelhar  
Mismatching - Diferenciar  
Mis-matchers - Diferenças (em metaprogramas diferenciadores)  Mission - Missão  
Modal Operator of Necessity - Operador modal de necessidade  
Modal Operator of Possibility - Operador modal de possibilidade  
Model - Modelo  
Model of the World - Modelo de mundo (Mapa da realidade)  
Modelling - Modelagem  
Multiple Description - Descrição múltipla  

Negotiation - Negociação  
Neuro-Linguistic Programming (NLP) - Programação NeuroLingüística (PNL)  
Neurological Levels - Níveis neurológicos  
New Behaviour Generator Strategies - Estrategias geradoras de novos comportamentos  
New Code - Novo código  
Nominalization - Substantivar - tornar substantivo uma palavra que originalmente não é 
um substantivo. No caso, transformar em substantivo abstrato um verbo. Ex.: Amar - "o 
Amor". (nominalização é um falso cognato, não existe em português) Substantivação  
Non-Verbal - Não-Verbal  

Olfactory - Olfativo  
Outcomes - Objetivo  
Overlap - Sobrepor  

Pacing - Acompanhamento (Compassamento)  
Parts - Partes  
Pattern Interrupt - Interrupção de Padrão  
P.A.W. Process - Processo P.C.M. (Possibilidade, Capacidade, Merecimento)  
Perceptual Filters - Filtros perceptivos  
Perceptual Position - Posição perceptiva  
Perspective - Perspectiva ou posição  
Phonological Ambiguity - Ambigüidade fonética  
Physiological - Fisiológico  
Pillars Of NLP - Pilares da PNL  
Polarity - Polaridade  
Pollyanna Pattern - Padrão Poliana  
Positive Intention - Intenção Positiva  
Predicates - Predicados  
Preferred System - Sistema preferido  
Preferrred Representational System - Sistema representacional preferido  
Preframing - Pressignificar  
Presuppositions - Pressuposições  
Problem Space - Espaço do Problema  Punctuation Ambiguity - Ambigüidade de pontuação  

Questions - Perguntas  
Quotes - Citação  

R.O.L.E. Model - Modelo R.O.L.E. (Representational system, Orientation, Links, Effect)  
Rapport - Rapport  
Reference Structure - Estrutura de referência  
Reframing - Ressignificar  
Representation - Representação  
Representational System - Sistema representacional  
Representational System Primary - Sistema representacional primário  
Requesting - Requisitar  
Requisite Variety - Requisito de variedade (Flexibilidade)  
Resourceful State - Estado de recursos  
Resources - Recursos  

S.C.O.R.E. Model - Modelo S.C.O.R.E. (Sintoma, Causa, Objetivo, Recursos, Efeitos)  
Second Order Change - Mudança de segunda ordem  
Second Position - Segunda posição  
Secondary Gain - Ganho secundário  
Self-management - Autogerenciamento  
Self-modelling - Automodelagem –  
Sensory Acuity - Acuidade sensorial  
Sensory-based Description - Descrição baseada nos sentidos  
Sleight-of Mouth Pattern - Presdigitação lingüística  
Sliding Anchor - Âncoras deslizantes  
Softeners - Suavizadores  
Sort - Classificar  
Spatial Marking - Marcação espacial  
Spiritual - Espiritual  
Stacking Anchors - Empilhamento de âncoras  
State - Estado  
Stepping - ver Chunking  
Strategy - Estratégia  
Structures - Estruturas  
Submodality - Submodalidade  
Surface Structure - Estrutura de superfície  
Swish Pattern - Padrão Swish  
Synergy - Sinergia  
Synesthesia (fuzzy functions) - Sinestesia  Syntactic Ambiguity - Ambigüidade sintática  
Systemic - Sistêmico  

T.O.T.E - T.O.T.S. (Testa, Opera, Testa, Sai)  
Therapy - Terapia  
Third position - Terceira posição  
Through Time - Através do tempo  
Timeline - Linha do tempo  
Tonal Marking - Marcação tonal (auditiva)  
Trance - Transe  
Transderivational Search - Busca ou Pesquisa transderivacional  
Translating - Traduzir  
Trigger - Disparador, gatilho  
Triple Description - Descrição tripla  
Trust - Confiança  

Unconscious - Inconsciência  
Unconscious Competence - Competência inconsciente  
Unconscious Incompetence - Incompetência inconsciente  
Unified Field - Campo unificado  
Universals - Universais  
Universal Quantifiers - Quantificadores universais  
Unspecified Nouns - Sujeitos não especificados ou ocultos  
Unspecified Verbs - Verbos não especificados  
Uptime - Exteriorização (atenção externa)  

Values - Valores  
Vestibular System - Sistema vestibular (equilíbrio)  
Vision - Visão  
Visual - Visual  
Visual Squash - Squash visual  
Visualization - Visualização  

Well-Formedness Conditions - Condições de boa formulação  
Well-Formedness Criteria - Critérios de boa formulação  

Y Z 
Foram utilizadas diversas fontes, entre elas: 
Introdução à Progr. Neurolingüística - J.O'Connor/J.Seymour  
Manual de PNL - Joseph O'Connor  
Apostila do Curso de PNL e Coaching - Joseph O'Connor e Andrea Lages