Estudo 031 - Ancoragem de Estados de Excelência



1 - Escolha um estado de recursos (de excelência) que gostaria de explorar e realçar (por exem-plo, confiança) e verifique se ele é realmente adequado. 




2 - Lembre e escolha uma experiência de sua vida em que teve esse recurso. 




3 - Selecione as âncoras que vai usar em cada um dos três sistemas representacionais: algo que você vê, ouve e sente. 




4 - Escolha um espaço físico para representar o estado de recursos. (Se quiser pode colocar um contorno imaginário em volta deste espaço, por exemplo: um círculo, um quadrado ou uma estrela). Dentro do espaço, encontra-se a primeira posição da experiência deste estado. Fora do espaço representa a metaposição. 




5- Dê um passo, entrando no espaço escolhido e vivencie plenamente o estado de recursos. Ao chegar ao ponto máximo, mude de estado e saia fora da experiência. Observe se quer realçar alguma submodalidade da experiência. 




6 - Novamente entre no espaço físico, se associe na experiência de recursos e, ao chegar ao seu ponto máximo, conecte as três âncoras. (Se quiser pode criar outra âncora). Mantenha o estado tanto tempo quanto desejar, depois mude de estado. 




7 - Teste a associação, disparando as âncoras e confirmando que realmente entrou no estado desejado. Se não estiver satisfeito repita o passo 6. 




8 - Ponte para o futuro: identifique uma situação ou um contexto no qual gostaria de ter disponí-vel o estado de excelência. Imagine transportando-se na sua mente para esse contexto, vendo, ouvindo e sentindo tudo que está presente. Quando tiver entrado na experiência do contexto, dispare as âncoras para conectar o estado de excelência com o contexto.