Existe uma ordem no universo. No meio da morte, a vida continua; no meio da mentira, a verdade continua; no meio da injustiça, a justiça continua; e em toda a escuridão, há luz. Mahatma Gandhi. |
Tony Robbins
Prezado Amigo:
Eu sei que cada um de nós, como almas compassivas, experimentou uma série de perdas profundas nas últimas semanas. Reconheço, também, que nenhuma perda é tão poderosa e tão direta como a perda daqueles que amamos, amigos ou família - seja nos edifícios do World Trade Center, nos vôos seqüestrados, no Pentágono, ou nos esforços heróicos de nossa força policial e bombeiros, bem como as pessoas do vôo 93, que sacrificaram suas próprias vidas para salvar seus semelhantes. Para cada um de vocês, meu coração voa numa prece, em serviço e em gratidão por seu valor, sua compaixão e sua força.
Ao mesmo tempo, escrevo esta mensagem para vocês, não como uma resposta a esses ataques contra a humanidade, mas como uma declaração de fé, não apenas em todos os Americanos, mas em todas as pessoas sensíveis do mundo inteiro – pessoas das mais diferentes crenças religiosas, convicções políticas, raça, credo, e em todas as nações ao redor do globo. Sempre nos lembraremos onde estávamos na manhã de 11 de Setembro de 2001. Meu desejo profundo, no entanto, é de que esses ataques não sejam revidados com uma reação de ódio ou medo mas, antes, que esse dia represente um despertar de nosso espírito coletivo: nossa coragem, nossa fé, nosso amor, nossa determinação, nossa compaixão, e nossa resolução. Nos dias a seguir, a maior honra que podemos atribuir àqueles que deram suas vidas por esta causa, é abraçar plenamente a vida, sem medo, e servir no mais alto nível, trazendo uns aos outros nosso recurso mais precioso: nossa imensa capacidade de cuidar.
Quando recebi um telefonema, às 4h da manhã naquela terça-feira, eu estava no Havaí, realizando meu evento final sobre a Mestria da Vida – um programa de 9 dias sobre a liderança e o autodomínio, que já foi assistido por dezenas de milhares de pessoas de mais de 80 nações no mundo. Ironicamente, o tópico do dia era o domínio emocional, e nós sabíamos que precisávamos reagir rapidamente para apoiar os diferentes grupos de participantes: todos, desde uma mulher cujo noivo ligou para ela, na manhã do ataque, do 101° andar do World Trade Center, para dizer adeus, até um homem descendente de Árabes que transformou sua crença de uma época em que ele esteve disposto a voar num desses aviões e que, pelo menos agora, "vocês sabem o que isso significa" para uma compreensão superior e da verdade de que o que nos une é nossa humanidade e compaixão uns pelos outros. Nós tínhamos centenas de participantes da área de Nova Iorque, muitos que, se não estivessem ali estariam trabalhando nos centros financeiros das torres do World Trade Center naquele dia, e que perderam amigos, família e colegas. E houve muitos mais afetados em conseqüência dos vôos, bem como os membros da polícia e bombeiros que imediatamente correram para entrar em cena.
Não acredito que alguém tenha todas as respostas numa situação como essa. No entretanto, como líderes, nossa tarefa e participar para fazer a diferença que pudermos – não apenas cuidando e lamentando nossas perdas, mas encontrando maneiras ativas de dar suporte aos necessitados. Como todos o fizeram no mundo inteiro, nós colocamos pessoas em contato com os seus entes queridos, doamos sangue, e demos nosso apoio emocional onde quer que isso tenha sido possível.
Assim que as necessidades imediatas forem atendidas, contudo, nós devemos mudar nosso foco para aquilo que vai fazer a maior diferença a longo prazo, para que os terroristas não tenham sucesso em fazer com que vivamos com medo, mas para que transformemos o próprio medo e usemos esta oportunidade para tornar-nos mais fortes do que nunca – como indivíduos, como nação, e como parte da comunidade global. Permitir-nos pensar que esse terrível ato destrói nosso mundo enquanto sabemos que isso é uma rendição fatalista, dá validade à intenção selvagem dos próprios terroristas. Ao longo de nossa história, temos experimentado dificuldades e desgostos incríveis. Também experimentamos prosperidade sem igual e alegrias insuperáveis. É da natureza do homem consciente crescer, construir, e criar – e cada inverno que experimentamos ao longo da história foi seguido por uma primavera e um verão mais belo, mais próspero, e mais cheio de vida do que antes.
Este é um momento que surge uma vez em cada geração, quando as pessoas, comunidades, e humanidade precisam alinhar-se contra as forças da destruição. É um tempo, no entanto, no qual não devemos reagir com fúria e raiva. Devemos proteger a segurança de nossa família e amigos e, ainda assim, ao mesmo tempo, ter cuidado para não cometer o mesmo erro atacando aqueles que são inocentes, meramente em reação àquilo que foi feito a nós. Fazer isso seria perpetrar o terror, por nossa vez. Eu confio que nossos líderes vão pensar clara e cuidadosamente antes de agir. Minha fé é de que o amor vai vencer o poder; a justiça vai prevalecer sobre o terror; e a compaixão vai reinar sobre o medo.
Finalmente, se você quiser participar ativamente e juntar-se a nós tornando-se parte da solução, você pode contatar-nos diretamente através da Fundação, pelo telefone (800) 554-0619 para contribuir com seu tempo, dinheiro, sangue, ou com o apoio direto às crianças que perderam um dos pais nos ataques. Finalmente, na terça-feira, dia 16 de Outubro, ao meio dia (PST- Hora-padrão do Pacífico) haverá um chat online, em que eu estarei presente para tratar sobre como podemos dar apoio uns aos outros e à situação, bem como responder qualquer dúvida que possam ter. Você pode juntar-se a nós, conectando-se emhttp://www.tonyrobbins.com
Obrigado por seu apoio, sua fé, seu amor, e seu desejo de fazer uma diferença. Até que nossos caminhos se cruzem novamente, desejo-lhe uma coragem e resolução ainda maiores do que antes, para compartilhar sua visão, amor e força com tantas pessoas quantas possível. Deus os abençoe.
Continuem vivendo com Paixão!
Seu amigo e Admirador,
Tradução: Hélia Cadore. http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes200110.asp