Lição 01 - Introdução à Aprendizagem em PNL

De acordo com a Programação Neurolingüística, as pessoas pensam, ouvem, soletram ativando algumas combinações dos seus sistemas representacionais sensoriais — isto., até certo ponto estão vendo, ouvindo, sentindo, cheirando ou provando. Nosso sistema nervoso está conectado para receber, processar e armazenar naturalmente as imagens, as sensações, os sons, os odores e os sabores aos quais somos expostos durante nossas atividades diárias. Também podemos imaginar coisas Por exemplo, você pode imaginar como seria flutuar no espaço, olhando para baixo e vendo a si mesmo enquanto lê este texto. Além de armazenar diversas representações sensoriais. Um dos princípios básicos da PNL e da Aprendizagem Dinâmica é o de que quando as pessoas estão aprendendo ou pensando, estão juntando os componentes dessas imagens, sons, sensações odores ou sabores. Na PNL, a estrutura habitual utilizada por uma pessoa para organizar e combinar as suas experiências sensoriais é conhecida como "estratégia".

Toda aprendizagem compartilha os mesmos tipos de estrutura e de princípios. A questão é saber se determinada estratégia que alguém está usando para aplicá-los é adequada para completar a tarefa na qual está envolvida. As pessoas tendem a pensar nos processos mentais que produzem resultados. Em outras palavras, eles enfatizam o que aprender em vez de como especificamente aprender de maneira mais fácil e eficaz.

Uma das coisas mais importantes da PNL é a ênfase que ela dá ao fato de as pessoas aprenderem pela ativação dos processos neurológicos. E, quanto mais você puder usar a neurologia, mais será capaz de aprender a aprender melhor. O cérebro é como um músculo, quando você usa um músculo que não foi muito exercitado, de início ele pode ficar dolorido por algum tempo. Mas se você continuar fazendo os exercícios irá acostumar-se. Então, você descobrirá que suas habilidades, em áreas que nem mesmo está praticando, começam a melhorar.

As pessoas aprendem proporcionalmente ao uso que fazem dos sentidos. Aprendemos por meio dos sentidos — aprendemos, vendo, ouvindo, sentindo coisas; aprendemos até mesmo cheirando e provando; apesar de, na maior parte do tempo, esses dois últimos sentidos serem esquecidos educação tradicional. Na verdade, a educação tradicional tende a enfatizar principalmente as partes visuais e auditivas da aprendizagem.

O desafio básico em qualquer processo de aprendizagem é levar o aprendiz a:
a) querer aprender as habilidades visadas;
b) aprender como utilizar essas habilidades e estratégias de forma pragmática e eficaz; e
c) ter a oportunidade de praticá-las em contextos que realmente irão tomá-las uma parte do seu comportamento.


A PNL ensina que aprender a aprender consiste em ampliarmos nossa percepção e, com isso, nossa capacidade de escolhas. Mostra corno funciona nosso cérebro como trabalha nossa memória. como coletamos, selecionamos, armazenamos e recuperamos a informação. Significa também, alterar nossas percepções, aprender a ver os processos de mudança ao invés de instantâneos da realidade, e ver o todo em vez de somente as partes e raciocinar de um modo diferente, em forma circular ou  de árvore, ao invés de modo linear.

Para adquirir qualquer capacidade, há que se cumprirem quatro requisitos essenciais facilitadores do processo de aprendizagem:

a)      Reconhecer que não sabemos ou que ainda temos muito a aprender. Assumir a nossa ignorância é aproximarmos do portal da aprendizagem.

b)      Encontrar alguém com que possamos aprender e/ou modelar, alguém que possa ensinar e assumir que será o nosso modelador ou mestre numa determinada área. Atitude semelhante podemos ter diante de um livro.
 
c) Sustentar una disposição emocional favorecedora de aprendizagem.

d) Começa com a prática assídua das capacidades que se pretenda adquirir para que se produza uma modificação neurônica que mude a conduta anterior.


Algumas estratégias de aprendizagem inovadoras que auxiliam o aprendiz a desenvolver novas habilidades e a descobrir-se novos talentos envolve: sonhar alto, criar uma meta especifica, criar urna atitude positiva em relação ao erro, criar mapas mentais a respeito do assunto, combinar ação com mentalização.

A progressiva quantidade de informação produzida no mundo torna cada vez mais difícil uma pessoa manter-se atualizada, principalmente se forem utilizados os métodos convencionais de ensino aprendizagem. A saída é utilizar os recursos não conscientes, uma vez que conforme uma das pressuposições da PNL. "Já dispomos de todos os recursos internos que necessitamos", faltando apenas sermos capazes de utilizá-los nos momentos e contextos apropriados. Estamos numa nova etapa educacional que exige novas ferramentas e modelos de aprendizagem. A programação neurolingüística, é sem dúvida um dos instrumentos mais hábeis para motivar a aprender a aprender.