O seu comportamento é a mensagem mais poderosa que você envia ao seu grupo. O que você fizer eles vão repetir. O que disser pode ser ignorado ou distorcido. A sua curiosidade, receptividade e entu-siasmo em aprender e ensinar são a mensagem mais importante que você envia. Lembre-se “você é a mensagem!”.
2. Todos estamos aprendendo juntos.
Neste momento, cada pessoa está em um certo estágio de desenvolvimento pessoal. Já crescemos desde ontem e estamos nos desenvolvendo em relação ao amanhã. Estamos diante das nossas lições individuais. Todos estão andando no seu caminho particular. Ninguém “chegou” ao final.
3. Todos os mapas são valiosos na nossa jornada.
Existe um valor inerente no ponto de vista de cada participante. Cada membro do grupo é um professor. Todos somos alunos.
4. As pessoas possuem imensos recursos. O estado humano mais natural éo da aprendizagem.
Existe uma gama ilimitada de caminhos para atingir objetivos. As pessoas são firmes e fortes, apenas enormes obstáculos podem interferir com o impulso humano de aprender e crescer.
5. Cada participante é para o grupo o que a “parte” é para o indivíduo.
A interação com cada um dos participantes funciona como uma metáfora para cada um dos membros do grupo. Se escolhermos uma pessoa como alvo de críticas, todo o grupo se sentirá inseguro. Por outro lado, cada momento de admiração e respeito expressos a um participante é multiplicado pelo resto do grupo.
6. A base do aprendizado acelerado é a segurança.
As pessoas aprendem melhor em um ambiente em que se sentem respeitadas e bem-vindas. Críticas, comparações, sarcasmo e cinismo abalam o aprendizado.
7. O grupo está do seu lado.
Os membros do grupo querem aprender. Eles desejam ter uma experiência agradável e útil com o instrutor. Este, por sua vez, deseja o mesmo. O grupo saberá perdoar qualquer falha, desde que você se lembre que é um ser humano.
8. O feedback dado pelo grupo é o seu melhor indicador.
Os melhores professores aprendem com todas as interações com o grupo. As pessoas são muito diferentes umas das outras. A abordagem que pode funcionar com alguns participantes poderá ofender outros. A sensibilidade extrema, a vontade de aprender e mudar são os recursos mais importantes a levar consigo para o treinamento. Estabeleça uma escala de expectativas para o seu desempenho. No topo, coloque o resultado final – o melhor desempenho que possa imaginar, perto da perfeição. Na base coloque o desempenho que oferece valores sólidos e permite a cada participante vivenciar o seu valor diante do grupo. Empenhe-se para obter o melhor. Se o seu desempenho estiver dentro da escala, fique satisfeito com o que tiver feito.
9. O que o grupo percebe como tendo sido dito por você é que importa e não aquilo que você pretendia dizer.
10. Sempre estamos comunicando e a comunicação não-verbal transporta cerca de 90% da mensagem. A comunicação é redundante e “você é a mensagem”!
11. Para ter rapport com outra pessoa, é essencial respeitar seu modelo de mundo. A chave para ensinar e influenciar as pessoas é entrar no seu modelo de mundo.
12. Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos. Ninguém é totalmente errado ou limitado. É uma questão de descobrir como a pessoa funciona e ver o que e como pode ser mudado para se obter um resultado mais útil e desejável. A questão é saber como ajuda-las a ter acesso aos recursos, quando necessário.
13. As pessoas fazem as melhores escolhas que podem a cada momento. A PNL ética expande a gama de escolhas dapessoa, sem escolher por ela.
14. Todo comportamento é útil em algum contexto. Onde / quando / como essa pessoa aprendeu a reagir dessa maneira?
15. Resistência em um aluno é um sinal de falta de rapport do professor. Não existe aluno incompetente, apenas professor com falta de flexibilidade.
16. Processamos todas as informações através de nossos sentidos. Usamos nossos sentidos para dar sentido ao mundo.
17. Se você quer entender, aja. O aprender está no fazer.
18. Modelagem de performances de sucesso conduz à excelência. Se uma pessoa pode fazer algo, é possível modelar isto e ensinar a outras.
19. A vida e a mente são processos sistêmicos. Mente e corpo formam um sistema. Eles interagem e influenciam mutuamente um ao outro. Não é possível fazer uma mudança em um sem que o outro seja afetado.