Apoio aos praticantes de PNL
Virginia Brubaker
O destino supremo da PNL no mundo depende muito menos daqueles que a desenvolvem do que dos seus praticantes. São aqueles que utilizam as habilidades e pressupostos da PNL em seus próprios mundos que estão criando o futuro dela. Este é um convite aos centros de treinamento e aos treinadores da PNL para considerarem as maneiras como podemos apoiar e encorajar os praticantes de PNL. É, também, um convite aos praticantes de PNL para que considerem as maneiras como podemos apoiar-nos uns aos outros e a contínua vitalidade deste campo. Eu quero compartilhar as maneiras com que até agora temos dado apoio à nossa comunidade local de PNL, bem como as idéias para o futuro, na esperança de que vocês também compartilharão seu sucesso na construção das comunidades de PNL em suas áreas, e de que vocês adaptarão nossas idéias às suas próprias situações.
Abaixar os preços para repetir o treinamento
No Instituto de PNL em Chicago, como em muitos outros centros de aprendizado de PNL, temos sempre adotado a política de permitir que os Practitioners ou Master Practitioners certificados, não importando onde tenham sido certificados, repitam o treinamento pela metade do preço. Nós queremos encorajar as pessoas a atualizar suas habilidades, expor-se a novos desenvolvimentos no campo da PNL, aprender novas técnicas sobre o material já conhecido à medida que recebem treinamento de outros treinadores, e formar uma rede com outros que estejam usando a PNL em suas vidas pessoais e profissionais. Francamente, não foram muitas as pessoas que aceitaram a oferta. No ano passado, revisamos nossa política e baixamos drasticamente os preços, para que osPractitioners Certificados pudessem fazer nosso Treinamento Practitioner por somente US$ 750 e os Master Practitioners Certificados por apenas US$ 850. Encorajamos outros institutos de PNL a juntarem-se a nós para dar, igualmente, apoio aos praticantes de PNL de maneira similar.
Encorajar os praticantes a compartilhar seus conhecimentos
Nos últimos cinco anos, temos realizado uma conferência de PNL anual local, durante a qual os treinadores do Instituto e os Practitioners e Master Practitioners locais compartilham suas experiências. Essas apresentações têm oferecido oportunidades para aprender como outros estão aplicando a PNL em situações específicas, e providenciamos um estudo de caso para que os praticantes demonstrem suas habilidades. A conferência reúne uma audiência de elementos novos na PNL, bem como de pessoas que já são estudantes de PNL há muito tempo.
Encorajar o aprendizado adicional
Os Institutos de PNL podem encorajar os praticantes a continuar seu aprendizado proporcionando eventos de interesse para aqueles já treinados em PNL e ajudando nossos graduados a se informarem sobre eventos realizados em outros lugares. Além disso, podemos ajudar os praticantes a encontrar literatura sobre a PNL. Se nós não tivermos nossas próprias livrarias (e mesmo que as tenhamos), podemos informar ao pessoal sobre outras fontes de livros, fitas e periódicos que trazem novas idéias para essa área. Podemos compartilhar nosso próprio entusiasmo por nossos favoritos (Bem, por falar nisso, aproveito para mencionar Words That Change Minds de Shelle Rose Charvet, que coloca vida, direção, clareza e humor aos metaprogramas da PNL).
Nós podemos, também, organizar ou encorajar nossos graduados a formarem grupos de estudo a fim de enriquecer continuamente o aprendizado da PNL. Podemos organizar ou encorajar grupos especiais que se interessam pelo aprendizado contínuo; o mais novo aqui é o de treinadores, para os treinados em PNL.
Uma vez que uma boa maneira de solidificar o aprendizado é ensinar o material, podemos encorajar os praticantes a ensinar outros. Podemos compartilhar esquemas para seminários introdutórios ou colaborar com os graduados em apresentações especializadas; isso permite-nos combinar nossas habilidades e conhecimentos como treinadores de PNL com o conhecimento especial de outros graduados em algum campo particular.
Podemos, também, encorajar os graduados a voltar ao treinamento como assistentes. No Instituto de PNL de Chicago, oferecemos quatro dias de treinamento para assistentes antes dos cursos de practitioner; isso ajuda os assistentes a proporcionar um apoio melhor ao curso e a obter mais de sua própria experiência de aprendizado. Teremos o prazer em compartilhar o que aprendemos sobre o treinamento e utilização de assistentes com outros institutos que desejem enriquecer seus programas de maneira semelhante.
Muitos sites da Internet (inclusive o nosso, www.nlpchicago.com) poderiam ser usados mais eficazmente para compartilhar conhecimentos. Bons exemplos disso são os sites de Robert Dilts (www.nlpu.com) com seu "Artigo do Mês" e "Modelo de PNL do Mês" e o Site de Modelagem de PNL com sua crescente "Biblioteca de Modelos" criada pelos estudantes dos cursos de modelagem do David Gordon:
http://expandyourworld.net/ ou www.experiential-dynamics.org
http://expandyourworld.net/ ou www.experiential-dynamics.org
Criar Comunidades
Conferências, grupos de estudo e assistência ajudam a criar uma comunidade que permanece após um curso de Practitioner ou Master Practitioner. Além disso, podemos todos aprender da PNL da Califórnia, que criou uma associação de alunos que se reúnem para jantares e outros eventos; esperamos imitar este programa em Chicago. Podemos acompanhar nossos graduados e dar referências às pessoas para trabalhos de rede, terapia, consultoria e treinamento.
Os praticantes criam comunidades
Muitos praticantes não esperaram sentados que os institutos de PNL agissem. Eles criaram organizações formais e informais. Existe um grupo de estudos na área de Chicago que vem se encontrando mensalmente desde que fizeram o treinamento practitioner juntos, em 1980; embora isso seja um recorde, eu acho que há outros grupos de colegas de cursos mais recentes que continuam a se encontrar para praticar, aprender e manter-se em comunidade.
Uma turma de practitioners de Chicago criou a Rede de PNL que realizou apresentações públicas mensalmente por aproximadamente cinco anos. Tom Hoobyar, no norte da Califórnia, organizou um notável Café de PNL. Muitospracticioners e master practitioners fizeram apresentações nestes forums e conferências. Outros escreveram interessantes estudos de caso para aAnchor Point, a fim de que uma comunidade maior pudesse compartilhar de seus conhecimentos.
A maioria dos institutos de PNL têm poucos funcionários e pouco dinheiro. Se você tiver uma grande idéia que possa revitalizar sua comunidade local de PNL, ligue para seu instituto local e ofereça sua idéia e seu auxílio. No Instituto de PNL de Chicago, nós temos recebido com prazer e gratidão o auxílio de nossos graduados, que elaboraram palestras para nós, aconselharam-nos em apresentações gráficas, criaram nosso site na Internet, ofereceram-se para redesenhar nosso website, organizaram grupos de rede, dirigiram grupos de estudo, imprimiram diversas apostilas para nós, compartilharam sua experiência de marketing e vendas, e ofereceram sua amizade, sua experiência e sua sabedoria. Se o seu instituto local, como o nosso, está geralmente muito ocupado oferecendo serviços de treinamento básico, e não pode cuidar de algumas outras coisas que você gostaria que ele fizesse, considere oferecer-se para organizar o evento, a comunicação, a organização da rede local, ou outro serviço que poderá enriquecer a comunidade de PNL onde você vive e trabalha.
Virginia Brubaker
é Co-Diretora do Instituto de PNL de Chicago.
É Mediadora de Divórcios e Conselheira Clínica Autorizada.
www.nlpchicago.com e-mail Virgínia
é Co-Diretora do Instituto de PNL de Chicago.
É Mediadora de Divórcios e Conselheira Clínica Autorizada.
www.nlpchicago.com e-mail Virgínia
Publicado na Anchor Point, Anchor Point set/98.
Tradudção: Hélia Cadore
Publicado no Golfinho Impresso Nº 50 de MAR/1999
Tradudção: Hélia Cadore
Publicado no Golfinho Impresso Nº 50 de MAR/1999