Novas formas de aprendizagem


Novos Marcos conceptuais na Tarefa Docente





Os Hemisférios Cerebrais e o Trabalho na Aula
Outro meta-modelo que surge para explicar como organizamos a informação que recebemos é o dos hemisférios CEREBRAIS.
O cérebro humano consta de dois hemisférios, unidos pelo corpo caloso, que se encontram relacionados com áreas muito diversas de actividades e funcionam de modo muito diferente, ainda que complementar.
Nenhum hemisfério é mais importante que o outro. Para poder realizar qualquer tarefa necessitamos usar os dois hemisférios, especialmente se é uma tarefa complicada. O que se procura sempre é o equilíbrio. O equilíbrio dá-se como resultado de conciliar polaridades, e não mediante tratar de eliminar uma delas.
Cada hemisfério cerebral tem um estilo de processamento da informação que recebe.

  • Hemisfério Esquerdo
O hemisfério esquerdo processa a informação sequencialmente, passo a passo, de forma linear. Pensa em palavras e em números, quer dizer contém a capacidade para as matemáticas e para ler e escrever.
A percepção e a geração verbal depende do conhecimento da ordem ou sequência em que se produzem os sons. Conhece o tempo e o seu transcurso. Guia-se pela lógica linear e binária (sim-não, acima-abaixo, antes-depois, mais-menos, etc.).
Este hemisfério emprega um estilo de pensamento convergente obtendo nova informação ao usar dados já disponíveis, formando novas ideias ou dados convencionalmente aceitáveis.
Aprende da parte para o todo e absorve rapidamente os detalhes, factos e regras.
Analisa a informação passo a passo.
Quer entender os componentes um por um.
O hemisfério lógico pensa em símbolos e conceitos abstractos.
  • Hemisfério Direito
O hemisfério direito, por outro lado, parece especializado no processo simultâneo ou de processo em paralelo; processa a informação de maneira global, partindo do todo para entender as distintas partes que compõem esse todo. O hemisfério holístico é intuitivo em vez de lógico, pensa em imagens, símbolos e sentimentos. Tem capacidade imaginativa e fantástica.
Este hemisfério interessa-se pelas relações. Este método de processar tem plena eficiência para a maioria das tarefas visuais e espaciais e para reconhecer melodias musicais, já que estas tarefas requerem que a mente construa uma sensação do todo ao perceber um modelo em estímulos visuais e auditivos.
Este hemisfério emprega um estilo de pensamento divergente, criando uma variedade e quantidade de ideias novas, para além dos padrões convencionais.
Aprende do todo para a parte. Para entender as partes necessita partir da imagem global.
Não analisa a informação, sintetiza-a.
É relacional, não o preocupam as partes em si, apenas saber como encaixam e se relacionam umas partes com as outras.
O hemisfério holístico pensa em exemplos concretos.
Devemos explicar a matéria da aula combinando a linguagem dos dois modos de pensamento de cada hemisfério sempre que seja possível.
Além disso, deve-se alternar as actividades dirigidas a cada hemisfério, de tal forma que todos os conceitos chave se trabalhem desde os dois modos de pensamento.
Com estudantes em que a preponderância de um dos dois modos de pensamento seja muito marcada, devemos realizar actividades para potenciar a utilização equilibrada dos dois hemisférios.
  • Os Hemisférios Cerebrais e os Estudantes
Normalmente em qualquer aula temos estudantes que tendem a utilizar mais o modo de pensamento associado com um hemisfério do que com outro. Um estudante hemisfério esquerdo compreenderá sem problemas uma explicação de regras gramaticais (pensamento abstracto) enquanto que um estudante hemisfério direito pode compreender os exemplos (pensamento concreto) mas não ser capaz de aplicar bem as regras.
Aliás, dos modos de pensamento temos que combiná-lo com os sistemas de representação.
Um estudante visual e holístico, terá reacções diferentes das de um estudante visual que tenda a usar mais o hemisfério lógico.
Ao falar dos sistemas de representação dizíamos que como docentes nos interessará utilizar todos os estilos. Isto é todavia mais importante no caso dos dois modos de pensamento. Para poder fazer bem algo, necessitamos sempre usar os dois modos de pensamento, necessitamos activar os dois hemisférios e utilizar ambos os modos de pensamento.
Ao começar uma disciplina, devemos explicar sempre o que vamos fazer e como se relaciona com outras unidades ou disciplinas.
Hemisfério Lógico
• Visualiza símbolos abstractos (letras, números) e não tem problemas para compreender conceitos abstractos.
• Verbaliza as suas ideias.
• Aprende da parte ao todo e absorve rapidamente os detalhes, factos e regras.
• Analisa a informação passo a passo.
• Quer entender os componentes um por um.
• Gostam das coisas bem organizadas e não se perdem pelas ramas.
• Sente-se incómodo com as actividades abertas e pouco estruturadas.
• Preocupa-o o resultado final. Gosta de comprovar os exercícios e parece-lhe importante não se enganar.
• Lê o livro antes de ir a ver o filme.
Hemisfério Holístico
• Visualiza imagens de objectos concretos mas não símbolos abstractos como letras ou números.
• Pensa em imagens, sons, sensações, mas não verbaliza esses pensamentos.
• Aprende do todo para a parte. Para entender as partes necessita partir da imagem global.
• Não analisa a informação, sintetiza-a.
• É relacional, não o preocupam as partes em si, sem saber como encaixam e se relacionam umas partes com as outras.
• Aprende melhor com actividades abertas e pouco estruturadas.
• Preocupa-os mais o processo que o resultado final. Não gosta de comprovar os exercícios, alcançam o resultado final por intuição.
• Necessita de imagens, vê a película antes de ler o livro.
  • Actividades para os dois Hemisférios
Hemisfério Lógico ------------------------------- Hemisfério Holístico
• Fazer esquemas. --------------------------------- Fazer mapas conceptuais
• Apresentar regras. ------------------------------- Dar exemplos.
• Explicar passo a passo. -------------------------- Começar por explicar a ideia global.
• Ler os textos desde o princípio. ------------------ Começar por ler o final do texto para saber onde vai parar.
• Escrever um texto a partir de fotos ou desenhos. - Converter um texto num cómico.
• Organizar em apartados. ------------------------- Organizar por cores.
• Dar opiniões razoáveis. -------------------------- Expressar emoções e impressões.
  • Actividades para activar os dois Hemisférios
• Trabalhar com música
• Cantar
• Escrever
• Recitar poesia
• Exercícios de Ginástica cerebral
• Expressar ideias com movimentos
• Bailar.
  • Habilidades Associadas Com Os Hemisférios
Hemisfério Lógico ------------------------ Hemisfério Holístico
• Escritura ---------------------------------- Relações espaciais
• Símbolos --------------------------------- Formas e modelos
• Linguagem -------------------------------- Cálculos matemáticos
• Leitura ------------------------------------ Canto e música
• Ortografia -------------------------------- Sensibilidade à cor
• Oratória ---------------------------------- Expressão artística
• Escuta ------------------------------------ Criatividade
• Localização de factos e detalhes ---------- Visualização
• Associações auditivas --------------------- Emoções
  • Modos De Pensamento Dos Hemisférios Cerebrais
Hemisfério Lógico ------------------------ Hemisfério Holístico
• Relações espaciais ------------------------ Holístico
• Formas e modelos ------------------------ Intuitivo
• Cálculos matemáticos --------------------- Concreto
• Canto e música --------------------------- Global
• Sensibilidade à cor ------------------------ Aleatório
• Expressão artística ------------------------ Fantástico
• Criatividade ------------------------------- Não verbal
• Visualização ------------------------------- Intemporal
• Emoções ---------------------------------- Literal
--------------------------------------------- Qualitativo
  • Estimulação do Hemisfério Direito
"…Uma das lições que os docentes devem aprender, dos descobertas relatadas sobre a investigação na área da neurociência, é que a efectividade da instrução aumenta na medida em que o conteúdo se apresenta não só na modalidade verbal tradicional (estímulo ao hemisfério esquerdo) mas também na modalidade não verbal ou figurativa (gráfica, imagética, pictórica ou outra), a qual contribuirá para estimular o hemisfério direito.
O dito acima leva a planear a necessidade de utilizar na aula das várias disciplinas uma estratégia que combine as técnicas sequenciais, lineares, com outros enfoques que permitam aos estudantes ver modelos, fazer uso do pensamento visual e espacial, e tratar com o todo, além das partes. A propósito, poder-se-iam utilizar as seguintes estratégias de ensino: o pensamento visual, a fantasia, a linguagem evocadora, a metáfora, a experiência directa, a aprendizagem multi-sensorial e a música…".
Exercício de comprovação: tenta dizer a cor de cada palavra, não a palavra, mas a cor com que ela está escrita.
O hemisfério direito quer dizer a cor, mas o esquerdo insiste em ler a palavra.
Finalmente, apresentamos um TESTE adaptado sinteticamente do original, para que se possa dar conta de qual o hemisfério cerebral que utiliza permanentemente.
Trabalho realizado por: Nelson Marcelo Aldaz Herrera - Doutor em Pedagogia e Supervisor Educativo, Riobamba-Equador
Taduzido por: Miguel Loureiro