NO CANAL VISUAL | ||
Junte-se a um parceiro | ||
1 - | Pessoa A e pessoa B ficam em pé, olhando um para o outro. B decora a posição de corpo de A, olhando e guardando-a, movimentando os olhos para cima e para a esquerda, (pessoa destra), ou para cima e para a direita (pessoa canhota). |
| |
2 - | B fecha os olhos. A muda a posição de alguma parte do corpo (mão, perna, dedo, inclinação da cabeça etc) enquanto B mantém os olhos fechados. |
| |
3 - | B abre os olhos, olha para cima e para a esquerda e compara o que vê agora com a imagem lembrada. B adivinha que parte do corpo A movimentou. |
| |
4 - | Se B não acertar, fecha de novo os olhos. A não diz que parte mudou, apenas volta à posição original e pede para B abrir os olhos e adivinhar de novo. |
| |
5 - | Troquem os papéis. |
NO CANAL AUDITIVO | ||||
Em grupos de 4: | 1 - 2 - 3 - 4 - | Formem um semicírculo em volta de A. Os Exploradores B, C e D fazem um som ou ruído (estalar os dedos, bater palmas etc), enquanto A escuta de olhos fechados. Imediatamente após fazer o som, a pessoa fala seu nome para que A possa identificar o som correspondente a cada pessoa. Agora, B, C e D reproduzem os sons em qualquer seqüência. A precisa identificar que pessoa fez o som, acertando em três rodadas. Se A errar, B, C e D repetem o som e o nome até que A possa identificar corretamente a correspondência. Troquem os papéis | ||
NO CANAL CINESTÉSICO | ||||
Em grupos de 4: | 1 - 2 - 3 - 4 - | Formem um semicírculo em volta de A que respira profundamente e olha para baixo e para a direita, para ter o acesso máximo às sensações. A fecha os olhos. B, C e D tocam A no mesmo lugar, do mesmo jeito, cada um falando seu nome logo após tocá-lo, para que A possa associar o toque ao nome. Por exemplo, pode-se tocar as costas da mão, com o dedo ou com um objeto. B, C e D, um a um, tocam A sem falar o nome. A precisa identificar quem o tocou. Se errar, repitam o passo 2 até que A possa associar e identificar corretamente a pessoa com o toque. A precisa acertar três seqüências. Troquem de papéis. | ||